Prefeitura de Oeiras realiza encontro infanto-juvenil pelo meio ambiente

Com a temática “Alimentação Saudável e Sustentável”, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou, no espaço de eventos do SESC/Oeiras, o III Encontro Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que busca promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica, educativa e sustentável. Essa ação da gestão do prefeito Lukano Sá busca estreitar as relações harmoniosas das novas gerações com o meio ambiente, garantindo um vivencia que resulte em uma alimentação saudável e sem agressão aos ecossistemas.

O evento foi aberto com a presença dos secretários municipais de Administração e Finanças, José Raimundo Sá; Agricultura, Jonas Alves; e Educação, Tiana Tapety, que durante seus pronunciamentos externaram a importância que é a juventude estar preocupada e engajada na preservação do meio ambiente. Para Tiana Tapety, esse projeto é resultado de um trabalho continuo que vem sendo desenvolvido pelos professores da rede municipal de ensino, estimulando os alunos a terem consciência e responsabilidade desde uma alimentação saudável à preservação dos recursos naturais.

Durante o encontro foram apresentados quatro eixos temáticos, apresentados por diversos profissionais, onde cerca de 200 alunos discutiram a respeito de produção de lixo e poluição do meio ambiente; desnutrição e fome provocadas pela distribuição desigual de recursos; distúrbios alimentares e uso de agrotóxicos nos alimentos; alimentos orgânicos e conservantes químicos. Após o almoço, servido no espaço SESC/Oeiras, houve a culminância do encontro com a apresentação dos trabalhos realizados por cada grupo.  Para a supervisora de ensino Carlane Leal, o evento foi bastante satisfatório, superando todas as expectativas.

“Estamos muito felizes pelo resultado. Este encontro não é algo que se finaliza aqui, é algo que vai ser levado adiante por cada aluno que representou sua escola e sua turma. É importante estarmos formando homens e mulheres que tenham a consciência de que eles são de fundamental importância para a preservação do meio ambiente, e para isso é preciso se preocupar com muitas coisas, dentre elas com uma alimentação saudável”, pontuou Carlane Leal.