Oeiras inicia preparativos para III EXPOEIRAS

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), está em plena preparação para a terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que deve atrair uma grande quantidade de produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. O evento que é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops e campeonatos será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio deste ano.

Neste primeiro momento os técnicos da SEMA estão preparando os espaços de exposição, que estão sendo adubados e em seguida será feito o plantio. Para o secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves, esta área destinada à visitação de estudantes, produtores rurais e entusiastas da produção agrícola é uma grande escola a céu aberto. Diante o crescimento do evento, o espaço de exposição e demonstração da SEMA vai dobrar de tamanho este ano, dando mais comodidade aos visitantes, além de ter um número maior de produtos.

No banco de proteína os visitantes terão acesso ao que há de melhor no seguimento agropecuarista, como leucena, amora, palma e outras alternativas para atender a demando do gado durante o período de estiagem. Paralelo a este mostruário, ficará o espaço destinado a olericultura, área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Neste mesmo local também ficaram as plantações da fruticultura, com atenção especial para a produção da melancia.

“Com estas ações buscamos mostrar as riquezas de nosso município, despertando desta maneira no agricultor de nossa região um interesse maior pelas suas terras, visto que muitas são as possibilidades de produção. Queremos mostrar que por meio destas medidas eles podem ter bons resultados e colheitas satisfatórias, proporcionando geração de renda e isso tudo feito com responsabilidade ambiental”, destacou Jonas Alves.

Para este ano será ampliado o espaço destinado à exposição das atividades pecuárias, com atenção a bovinocultura, onde serão exposto kit de irrigação de sistema em baixa pressão, que tem contribuído significativamente para a produção de pastagem. Nesta local também serão montados piquetes onde será feito o manejo nutricional, dando oportunidade aos produtores rurais acompanhar como de fato devem ser feito este procedimento.

Na preparação para o EXPOEIRAS deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura tem contado com a ajuda de estagiários do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Oeiras e da Escola Família Agrícola Dom Edilberto (EFADE), o que possibilita a troca de informações e contribui na formação de futuros produtores, que além do conhecimento técnico poderão colocar em prática o que foi aprendido na sala de aula.

Com essas ações a Gestão do Prefeito Lukano Sá, busca socializar com os produtores rurais novas estratégias que viabilizam uma melhor convivência com o semiárido, podendo gerar mais rendas e qualidade de vida ao homem do campo.

A EXPOEIRAS, que conta ainda com shows musicais de atrações locais e nacionais, foi criada pelo prefeito Lukano Sá no proposito de aproximar os produtores rurais de Oeiras e de toda a região dos grandes criadores conhecidos nacionalmente. A exposição, que já entrou para o calendário dos principais eventos da cidade vem crescendo significativamente a cada ano, deve ter sua programação oficial lançada em breve.