Ações culturais tornam a cidade de Oeiras conhecida em todo o Brasil

Oeiras é de fato uma cidade encantadora, orgulho de seus moradores e motivo de admiração de seus visitantes.  Com um dos conjuntos urbanísticos mais antigos do Brasil, possui casarões do século XIX e Igrejas de influência jesuítica, a tornando ainda mais singular diante as demais cidades piauienses.

Localizada no sertão do Piauí, Oeiras foi a primeira capital do Estado por 92 anos. Mesmo após a sede administrativa ter migrado para Teresina, a vetusta cidade preserva em seu histórico diversas manifestações culturais, como os grupos de Bandolins, Congos e os rituais sacros da Semana Santa, só para citar alguns exemplos.

Diante dessa realidade, a gestão municipal vem trabalhando no sentido de manter vivas essas tradições, dando o devido apoio aos grupos culturais e contribuindo de maneiras efetiva na preservação do patrimônio artístico e cultural da cidade.

Através da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Oeiras tem dinamizado o cenário cultural do município. As ações dessa pasta têm levado a muitos lugares da cidade ações que tem democratizado o acesso às mais diversas linguagens artísticas. Exemplo disso é o “Coreto Itinerante”, que consiste em levar a Banda Santa Cecília aos bairros, como também a “Biblioteca Itinerante”, que por sua vez visita instituições no propósito de instigar a leitura.

Uma das mais notáveis ações da SECULT é o “Cine Livre” onde, aos fins de semana, são exibidos gratuitamente no Cine Teatro Oeiras filmes de sucesso mundial, e vem dando certo. O local fica lotado de crianças e jovens que assistem os longas-metragens, tornando-se agentes de transformação.

Para o Prefeito Lukano Sá, esse tipo de investimento oportuniza a melhoria da qualidade de vida da população por meio da valorização da cultura, sobretudo quando a cidade de Oeiras é referência neste segmento. “Ficamos muito envaidecidos por sermos uma cidade referência no que toca a questão cultural, algo que não se limita apenas ao Piauí, visto que as manifestações culturais de nós oeirenses é conhecida no Brasil inteiro, quiçá no mundo. Mesmo diante os muitos entraves que temos que enfrentar diuturnamente, não nos curvamos diante deles, estamos sempre trabalhando no sentido de atender à demanda de nosso povo, em especial aqueles que são agentes culturais, por acreditarmos que eles são multiplicadores dessas ações”, destacou Lukano Sá.

Mensalmente, a Secretaria Municipal de Cultura lança uma agenda cultural, no propósito de que a mesma possa chegar a todos os cidadãos para que assim possam se programar e vivenciar as ações que são oferecidas de maneira gratuita.