Prefeitura de Oeiras beneficia três comunidades rurais com Kits de Irrigação

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), beneficiará três comunidades rurais com Kits de Irrigação, que tem como objetivo facilitar a vida do produtor rural durante o período de estiagem. Serão aproximadamente seis hectares de terras que receberão os módulos de irrigação no propósito de estimular agricultura e manter a qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves, os kits disponibilizados usaram tecnologia de ponta, sendo possível efetuar a fertirrigação, mecanismo que possibilita o agricultor irrigar e adubar o solo ao mesmo tempo. Ainda de acordo com Jonas Alves, uma das vantagens do sistema de irrigação, que é feito por microaspersão, é que o mesmo pode ser utilizado em solos arenosos, de alta capacidade de infiltração e baixa capacidade de retenção de água, por permitir irrigações frequentes e com menor quantidade de água.

Cerca de 30 famílias serão beneficiadas com a instalação desses módulos de irrigação. No propósito de garantir o bom funcionamento do recurso, a equipe d a SEMA irá acompanhar o processo de instalação das tubulações e dará orientações sobre o funcionamento do sistema.

A expectativa é de que o sistema de irrigação possa dinamizar a produção agrícola na região. A iniciativa deve estimular a cajucultura, aumentando a produção do pseudofruto, além do beneficiamento e da exportação da castanha de caju.

“Essa ação trará muitos benefícios às comunidades selecionadas. O sistema irá proporcionar às famílias maior facilidade de conviver com as agruras da seca. Este projeto efetiva a exploração de uma de nossas principais riquezas que é o recurso hídrico ao mesmo tempo em que motiva o agricultor a está sempre produzindo, visto que uma de nossas grandes vocações é a agricultura”, destacou o Secretário Municipal de Agricultura.

A gestão do Prefeito Lukano Sá, desde o início, vem buscando beneficiar os produtores rurais, criando sempre estratégias que possam diminuir os impactos da seca, apontada como uma das principais preocupações dos homens do campo, que lidam há muitos anos com os efeitos danosos da estiagem. E o projeto Kits de Irrigação vem sendo um dos principais métodos usados neste intuito.