Personalidades e instituições são homenageados em solenidades alusivas aos 300 anos de Oeiras

Iniciando a agenda festiva dos 300 anos de Oeiras, os dias 15 e 16 de dezembro foram marcados por uma vasta programação alusiva ao tricentenário da cidade. Os eventos contaram com a presença do governador Wellington Dias; do prefeito de Oeiras, José Raimundo; de secretários de Estado e municipais e de outras autoridades políticas.

Na chegada à cidade, na tarde de sexta-feira, o governador e sua comitiva participaram de um culto, celebrado na Primeira Igreja Batista. Em seguida, Wellington Dias participou das entregas das comendas do Mérito Legislativo Vila da Mocha, concedida pela Câmara Municipal de Oeiras, e da Medalha Mérito Legislativo 300 anos de Oeiras, criada Assembleia Legislativa do Piauí especialmente para marcar a data.

Na manhã deste sábado, 16, o Governo do Estado realizou a entrega da Comenda da Ordem Estadual Oeiras 300 anos a personalidades e instituições que se destacam em prol do bem comum. A honraria tem concessão única e demonstra o justo apreço que os piauienses têm por suas origens, registrando assim para as futuras gerações.

Oeirense, o governador Wellington Dias falou sobre a relevância de sua cidade natal para a história do Brasil. “Essa comemoração cabe à nossa geração, estamos ajudando a construir a história. Daqui a cem anos as pessoas vão ver essa foto e saber o que foi feito e como nós celebramos. Provavelmente vamos estimular que se comemorem os 350 e os 400 anos. Essa data não é importante apenas para Oeiras e para o Piauí, mas para o Brasil, pois foi a décima cidade brasileira e a décima sétima a ser reconhecida como município, sendo também parte importante para a independência do Brasil”, destaca Wellington Dias.

Telas de artista plástico ficarão expostas no Paço Municipal

Dentro da programação alusiva ao tricentenário, também ocorreu, na noite de sexta, a inauguração da Sala dos Governadores do Império, no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, com pinturas da artista plástica Dora Parentes. Logo depois, foi aberta a exposição artística “Enigmas de Oeiras” e realizado o lançamento do livro “Crônicas dos Enigmas de Oeiras”, com produções do arquiteto e aquarelista, Sóter Carreiro, e do cronista Rogério Newton.

A exposição acontece no Museu de Artes Sacra (MAS). As 22 telas produzidas pelo artista plástico retratando o patrimônio cultural e cenas da cidade foram adquiridas pela Prefeitura de Oeiras e, em breve, ficarão expostas no Paço Municipal. “Tivemos a felicidade de conhecer o trabalho do artista plástico e, num olhar sensível, entendemos que é importante termos este acervo no Paço Municipal. Então, fizemos o entendimento para adquirir todas as telas e colocá-las em exposição, em breve, para visitação do público em geral”, anuncia o prefeito José Raimundo.

Celebrando a cultura local, as solenidades tiveram apresentações dos Bandolins de Oeiras, Congos e Bandolins Mirins, além de um grande show musical, na Praça de Eventos, com participação dos artistas oeirenses, Vavá Ribeiro e Kariny Santos, e estrelado pela cantora, Elba Ramalho.

Rua Oeiras de Portugal

Em retribuição ao Governo Português, que nomeou uma de suas ruas como Oeiras do Piauí, devido às ligações na época do Brasil Império, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal descerraram na manhã deste sábado, a placa de nomeação da Rua Oeiras de Portugal, situada ao lado do Paço Municipal.

Além disso, foi assinado o decreto que cria o grupo de trabalho para as comemorações do Aniversário de 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Homenageados pela Câmara Municipal – Mérito Legislativo Vila da Mocha

Antônio Fonseca dos Santos Neto, Antônio Reinaldo Soares Filho, Instituto Histórico de Oeiras, Padre João de Carvalho Leal, Luciano Nunes Santos, Moisés Ângelo de Moura Reis, Osmar Ribeiro de Almeida Júnior, Antônio Portela Barbosa Sobrinho, Benedito de Carvalho Sá, José Nataniel Lopes Reis, Juarez Piahuyense de Freitas Tapety, Lukano Araújo Costa dos Reis Sá, Pedro Waldemar de Reis Freitas, Bessah Araújo Costa Reis Sá, Luciano Nunes Santos Filho, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Francisco de Assis Carvalho Leal, José Raimundo de Sá Lopes, José Wellington Barroso de Araújo Dias.

Homenageados pela Assembleia Legislativa – Medalha Mérito Legislativo 300 anos de Oeiras

Governador Wellington Dias, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B. Sá, ex-deputado estadual Luciano Nunes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputados estaduais Juarez Tapety, Moisés Reis e José Isaias da Silva (in memoriam), Paulo de Tarso Ribeiro Gonçalves (in memoriam), Edilberto Dinkelborg, Flávio Antônio Mendes da Silva, Inácio Francisco de Araújo Costa, Petronília do Rego Amorim e Anchieta Ramos Santos (descendente de Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba).

Ordem Estadual Oeiras 300 Anos – Governo do Estado do Piauí

Ademar Seabra da Cruz Júnior, Antônio de Almendra Freitas Neto, Antônio Fonseca dos Santos Neto, Antônio José de Moraes Souza Filho, Dom Augusto Alves da Rocha, Bandolins de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, Bessah Araújo Costa Reis Sá, Celina Vieira Martins, Congos de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, Fundação Dom Edilberto Dinkerborg, Guilherme Cavalcante de Melo, Hélio Isaias da Silva, Instituto do Patrimônio, istórico e Artístico Nacional – IPHAN, Instituto Histórico de Oeiras, José Alberto Pinheiro de Araújo, José Nogueira Tapety Júnior, José Raimundo de Sá Lopes, Juarez Piauhyense de Freitas Tapety, Dom Juarez Sousa da Silva, Lili Doces, Luciano Nunes Santos, Luciano Nunes Santos Filho, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Moisés Ângelo de Moura Reis, O. G. Rêgo de  Carvalho – “Post Mortem”, Possidônio Nunes de Queiroz – “Post Mortem”, Primeira Igreja Batista de Oeiras, Themístocles de Sampaio Pereira Filho e Wilson Nunes Martins.

Veja fotos das solenidades alusivas aos 300 anos de Oeiras