Imagem de Nossa Senhora das Vitórias recebe iluminação especial para o Outubro Rosa

A cidade de Oeiras está participando da campanha de conscientização do Ministério da Saúde, Outubro Rosa. Para simbolizar as ações que estão sendo desenvolvidas durante o mês de outubro para tratar da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a imagem de 13 metros de altura da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Vitórias, situada no alto do Morro do Leme, Zona Leste da cidade, recebeu um iluminação especial, cor de rosa.

A campanha acontece em diversos países e no Brasil várias cidades aderiram e escolheram alguns de seus cartões postais para serem iluminados por refletores de cor rosa e simbolizar esta importante ação de conscientização. Na cidade de Oeiras a campanha está sendo desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a escolha da santa foi feita em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, levando em consideração o fato de que o monumento pode ser observado de várias partes do município.

Em Oeiras haverá um serie de ações que serão desenvolvidas através das Equipes de Saúde da Família (ESF) nas zonas urbana e rural da cidade. Um dos pontos fortes será a realização de palestras que detalharão a importância do autoexame das mamas, sem esquecer que o mesmo não substitui a consulta médica, além das explicações sobre fatores de risco, sinais e possíveis sintomas.

Durante as palestras as mulheres também recebem o laço cor de rosa, principal símbolo da campanha. O Outubro Rosa é uma campanha de mobilização, o objetivo é informar as mulheres sobre os cuidados com a saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico das mamas com um profissional da saúde uma vez por ano e as mulheres de 50 a 69 anos também devem fazer uma mamografia a cada dois anos. Sobre o autoexame, apesar dele não substituir a consulta médica, é apontado como um importante aliado para descobrir o câncer ainda em estágio precoce.

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e responde por 22 % de casos novos da doença a cada ano. Estima-se que até o final de 2014 cerca de 57 mil novos casos novos surjam no Brasil. Quando descoberto precocemente, as chances de cura da doença pode subir a mais de 90%. Para isso, a conscientização da população é fundamental e, atento a destes dados, o Prefeito Lukano Sá vem intensificando as ações em Oeiras durante a sua gestão.