Prefeitura de Oeiras contempla a população com ação “Hiperdia”

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (15), na Unidade Básica de Saúde do bairro Oeiras Nova, um acompanhamento para avaliar e melhorar a ação Hiperdia. Esta ação é uma atividade semanal que contempla hipertensos e diabéticos inscritos na área.

A hipertensão e diabetes são problemas de saúde que acometem diversas pessoas, podendo surgir em qualquer faixa etária. Como consequências, podem trazer desde incapacitações até a morte prematura. Por este motivo a Prefeitura Municipal de Oeiras vem incentivando o diagnóstico precoce, visando a previsão e prevenção de agravos à saúde.

Durante o acompanhamento foram realizadas atividades educativas e avaliação dos pré-diabéticos com o fisioterapeuta Paulo Fernandes. Posteriormente, os participantes foram avaliados pelo médico da equipe de Saúde, Dr. Francisco Eudes.

Para a enfermeira Vanessa Reinaldo, a realização desse tipo de ação oportuniza a população a ter acesso a um diagnóstico precoce e torna este acompanhamento mais completo e dinâmico, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.

Na gestão do Prefeito Lukano Sá essas melhorias têm dado à população, por meio das UBS, o devido acompanhamento, entendendo que não é apenas uma consulta médica ou uma medicação que vai melhorar a saúde, mas sim mudanças no estilo de vida. Para isso, informações e avaliações feitas pelos profissionais da saúde são essenciais.