Prefeitura de Oeiras realiza ações de prevenção a doenças endêmicas

A Prefeitura de Oeiras vem realizando campanhas de prevenção a doenças endêmicas, durante todo o ano de 2014. Na gestão do prefeito Lukano Sá as ações de combate a Dengue, a Doença de Chagas, a Leishmaniose Visceral(Calazar) estão sendo intensificadas. Entre os meses de janeiro e agosto, 165 localidades e 1198 casas das zonas rural e urbana de Oeiras já foram visitadas pelo setor de Endemias da Secretária Municipal de Saúde.

Durante as vistorias, 259 casas receberam uma avaliação positiva para a presença do barbeiro, responsável pela transmissão da Doença de Chagas, e 268 residências receberam borrifação de veneno especifico para o inseto no sentido de prevenir sua proliferação.

No mesmo período, também foram coletadas 100 amostras de água para averiguar a qualidade de água que está sendo consumida pela população da cidade. Todas as amostras foram enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), na cidade de Picos.

A ação faz parte do Programa Nacional de Controle à Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), desenvolvido pela Vigilância Sanitária. A ação visa prevenir muitas enfermidades que são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros.

Além das visitas diárias ainda estão sendo realizadas coletas de pneus em pontos estratégicos, como borracharias; realização de teste rápido em cães com suspeita de calazar; campanha de vacina antirrábica nas zonas urbana e rural; e ações educativas e preventivas durante o projeto Prefeitura Itinerante.