Praças dos bairros Canela e Jurani serão revitalizadas em Oeiras

Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito José Raimundo estabeleceu parcerias para a revitalização de praças em dois bairros de Oeiras – Canela e Jurani. A Praça do Canela será revitalizada através de um projeto proposto e desenvolvido pelos estudantes do 2º Ano do Centro Estadual de Tempo Integral – CETI Desembargador Pedro Sá, em parceria com o município.

O projeto, intitulado ‘Reflorir’, surgiu a partir de um prêmio nacional que reconhece soluções criativas de desenvolvimento sustentável para comunidades. “Queremos ter uma área de lazer e já que temos uma praça disponível pensamos em melhora-la”, argumentou Thaís Almeida, estudante e moradora do bairro, ao apresentar o projeto ao prefeito.

A professora Joanilse Leal, orientadora do ‘Reflorir’, explica que a execução do projeto envolverá parcerias com diversos organismos, como secretarias municipais, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e organizações não governamentais como, a Associação Ambiental de Oeiras – AMO.

O projeto paisagístico foi concebido pelos próprios alunos, contemplando áreas verdes e espaços de lazer. Por sugestão do prefeito, uma academia comunitária foi acrescentada a ideia original. José Raimundo parabenizou a inciativa dos estudantes e disse que a proposição será levada a outros bairros. “Estenderemos esta ideia para outras comunidades, mas necessitamos do apoio dos moradores na manutenção desses espaços”, pontou o prefeito, informando que o projeto deve começar a ser executado em novembro.

Já revitalização da Praça João XXIII, no Bairro Jurani, será executada através de parceria com o Grupo de Escoteiros Domingos Afonso Mafrense (GEDAM), que elaborou um projeto de rearborização do espaço.

De acordo com os representantes do GEDAM, a partir de outubro, um grupo de escoteiros vai se revezar nas atividades de replantio de mudas de diversas árvores frutíferas, serviços de jardinagem e manutenção da praça pública. “Teremos atividades na praça todos sábados”, adianta a escoteira Rejane.