Formação Continuada de educadores de Oeiras acontece na Serra da Capivara

Educação de qualidade é uma das principais características das escolas da rede municipal de Oeiras. Esse é um dos principais objetivos da gestão Municipal, que a cada dia procura inovar para que o processo de ensino-aprendizagem seja cada vez mais exitoso. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Educação busca sempre estar se reunindo com professores e profissionais da educação no sentido de alinhar informações que possam, em comunhão, promover um ensino cada vez melhor.

Nesse sentido, será realizado neste sábado (16) a III Formação Continuada de Coordenadores, que de maneira inovadora ocorrerá no parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato.  Conhecido mundialmente, o espaço geográfico situa-se no semiárido nordestino, em uma fronteira entre formações geológicas que envolvem serras, vales e planícies e abriga uma fauna e flora características da caatinga.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, a escolha por esse local deve-se ao fato das múltiplas linguagens que podem ser exploradas pelas mais diversas áreas de conhecimento, a exemplo da educação infantil onde, por meio da arte rupestre, o professor poderá despertar os alunos para outras vias de comunicação, visto que esta técnica foi umas das primeiras usadas pela humanidade. “Desta forma, iremos explorar com nossas crianças o desenvolvimento de trabalhos práticos que envolvam atividades lúdicas, contextualizadas com a arte e escrita, utilizando-se de várias metodologias, tais como oficina de contação de histórias; produções artísticas com pigmentos naturais: corante, argila, raízes, com a temática do dia a dia do homem das cavernas; painel com as mãos usando tintas, areia e montagem de uma caverna com jornais”, destacou Tiana Tapety.

A cada encontro vários objetivos são traçados, oportunizando um ensino cada vez mais eficiente. Para Neri Barbosa, esse encontro visa, entre outros objetivos, compartilhar conhecimento, para que cada coordenador, dentro de sua área de conhecimento, possa se tornar multiplicador, e essas inovações possam fazer a diferença na aprendizagem de mais de seis mil alunos que fazem parte da rede municipal de ensino.

A formação continuada da rede municipal de ensino é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade. Esse encontro engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente.