Estátua do Cônego Antônio Cardoso é recolocada em Oeiras

Por iniciativa do Instituto Histórico de Oeiras (IHO) e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Diocese de Oeiras, foi reinstalada no centro histórico da cidade a estátua do Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos, ex-vigário e um dos responsáveis pela instalação da Diocese de Oeiras.

O evento ocorreu junto à programação dos 70 anos do Jubileu Diocesano e contou com a presença do Prefeito de Oeiras, Lukano Sá; da vice-presidente do IHO, Maria do Espírito Santo Rêgo; das autoridades religiosas Juarez Sousa, bispo diocesano de Oeira; Dom Augusto Rocha, bispo emérito de Floriano; Dom Jacinto, arcebispo de Teresina; Dom Plínio, bispo de Picos; Pe. João Francisco dos Santos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória; e dos Secretário Municipais de Cultura, Stefano Ferreira; Obras, Luis Costa; e o Chefe de Gabinete, Raimundo Cassiano.

No final da década de 1970, a estátua do Cônego Cardoso foi projetada no Largo da Matriz, durante a gestão do então prefeito Waldermar Freitas. Todavia, foi retirada no limiar deste século em virtude da revitalização de parte do centro histórico.

O retorno da estátua foi uma iniciativa das irmãs Maria Socorro Rêgo e Maria do Espírito Santo Rêgo, e com curadoria da presidente do IHO, Rita de Cássia Neiva Santos Gama. Para o Prefeito Lukano Sá, o retorno da imagem à paisagem histórica da cidade é algo muito memorável e, sobretudo, um reconhecimento para com quem tanto contribuiu para o engrandecimento do município.

“Vivenciamos uma tarde memorável em que se encerram as comemorações do jubileu de 70 anos da diocese de Oeiras, e recolocamos, em parceria com o Instituto Histórico de Oeiras e a diocese de Oeiras, a estátua de uma das figuras mais importantes nessa caminhada da igreja nestes sertões de dentro: o Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos. Entendemos que a preservação da memória é essencial para a manutenção de nossa identidade cultural, e por isso mesmo apoiamos toda e qualquer ação que tem por objetivo salvaguardar nossa história. Por tudo isso, parabenizamos o IHO pela motivação, bem como a diocese de Oeiras, por todos esses anos de caminhada e missão”, destacou Lukano Sá.

O Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos era natural do hoje município São Miguel do Tapuio, antigo povoado de Castelo do Piauí. Pároco de Oeiras por quase 20 anos, foi o principal responsável pela criação da diocese, intento conseguido em 1944, sob o papado de Pio XII. Deixou a paróquia em 1951, indo residir em Teresina.