Oeiras realiza 1ª Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Nesta terça-feira (12), Oeiras recebeu o 1ª Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2013 – 2016. O prefeito da cidade, Lukano Sá, esteve presente na solenidade de abertura do evento que ocorreu no Centro Pastoral Frei Jordão, e destacou a importância de se cuidar do jovem e adolescente em Oeiras.

O Fórum Comunitário é uma das etapas para a aprovação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como finalidade mostrar para a comunidade que o município aderiu ao Selo. Na oportunidade, os membros da comunidade devem apontar os principais pontos que limitam os direitos da criança e do adolescente no município, formulando um diagnóstico local que será trabalhado a partir do Plano de Ação, elaborado posteriormente.

De acordo com o Regulamento do Selo, os municípios serão avaliados por meio de indicadores relacionados com os objetivos de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, envolvendo os Fóruns Comunitários e atividades temáticas.

O Fórum Comunitário tem como objetivo promover o fortalecimento da participação da comunidade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, reunindo representantes e lideranças de associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos e demais organizações que integram o sistema de garantia de direitos.

Ainda estiveram presentes no evento os secretários de Assistência social, Daniele Leite, de educação, Tiana Tapety, e de saúde Auridene Freitas, além dos participantes do fórum e representantes da comunidade.