Povoado Gonçalaves recebe evento de Dia das Mães em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), realizou nesta última segunda-feira (11), no Povoado Gonçalaves, uma festividade em alusão ao dia das mães. O evento foi marcado por palestras e oficinas.

O evento contou com a participação de professores da rede municipal de ensino e de profissionais da saúde. Foram realizadas duas palestras: uma que abordou a essência da mulher enquanto mãe e outra, ministrada pela enfermeira Inês Pacheco, que abordou o câncer do colo de útero, também conhecido por câncer cervical, doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. Todas as ações desenvolvidas nesse dia tiveram como foco as mães.

A tarde foi marcada pela oficina de reciclagem, onde as participantes puderam aprender a reaproveitar garrafas de vidro e transformá-las em artesanato, a partir do seu revestimento com pedaços de folhas de jornais e revistas.

“Foi um momento maravilhoso, a nossa grande surpresa foi a adesão da comunidade ao evento. Todo esse trabalho foi resultado das parcerias firmadas como outros profissionais e, acima de tudo, da grande mobilizadora desse evento, que foi a agente de saúde Maria do Carmo. Tudo isso resultou num momento muito proveitoso”, destacou a coordenadora Tatiane Ferraz.

Também em alusão ao Dia das Mães, os profissionais do CRAS II confeccionaram flores de papel crepom, que foram distribuídas na Escola Municipal Francisquinha Martins. A proposta era contribuir com a escola na festividade para as mães. Com essas ações, a gestão do prefeito Lukano Sá busca a integração social, por meio dos movimentos socioculturais.