Famílias da zona rural de Oeiras fabricam produtos derivados da pimenta malagueta

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretária Municipal de Indústria e Comércio, realizou entre os dias 10 e 12 deste mês a conclusão do curso de fabricação de derivados da pimenta malagueta no povoado Canto Fazenda Frade, na zona rural da cidade. Nesta primeira etapa, 12 famílias da comunidade devem sem contempladas com a capacitação que visa gerar renda para a região.

Atualmente o povoado é reconhecido como uma comunidade quilombola, devido à forte presença de afrodescendentes na região. Durante a gestão do prefeito Lukano Sá o local vem sendo contemplado com estratégias que possibilitam o desenvolvimento socioeconômico. O projeto de plantação de pimentas é uma delas, sendo o primeiro do tipo a ser realizado no município e devido o sucesso deve ser levado para outras comunidades.

Os produtos que estão sendo feitos pelas moradoras do Povoado Canto Fazenda Frade serão rotulados de “Pimenta do Frade”. De acordo com a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Marins, a efetivação deste projeto foi viável graças às parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Agricultura, que por sua vez forneceu apoio técnico e com a Secretaria de Assistência Social, que viabilizou transporte e material para a excursão do curso.

“Para concretizarmos este projeto realizamos algumas reuniões, conseguimos a adesão de 15 mulheres, das quais apenas 12 continuaram e o resultado foi bem mais proveitoso do que esperávamos. Vamos continuar apoiando o grupo e oportunizar a comercialização dos produtos. Isso tudo é oportunidade de trabalho e geração de renda, e dá dignidade aquelas famílias onde a vulnerabilidade social é muito alta”, destacou Carla Marins.

Os produtos serão disponibilizados para venda durante a terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que acontecerá no próximo mês nos dias 28, 29, 30 e 31. Com esta ação a gestão do prefeito Lukano Sá busca incentivar a geração de renda por meio de atividades que venham subsidiar a qualidade de vida da população oeirense.