Prefeitura de Oeiras lança campanha Novembro Azul 2015

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na noite desta última quarta-feira (11) do lançamento oficial da campanha Novembro Azul no município. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Oeiras Nova e contou com um número bastante expressivo de homens, que são o público alvo dessa ação.

Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, externou a importância dessa campanha, destacando que o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. “Entendemos que essa campanha tem o objetivo de atrair o público masculino e é sem dúvida um despertar desse público para a importância de procurar o serviço de saúde do município com o propósito de cuidar de sua saúde. Na verdade, o que temos é um público feminino que procura mais as unidades de saúde, ficando claro que os homens têm mais resistência”, destacou Auridene Freitas.

Logo em seguida pronunciou-se o prefeito Lukano Sá, que frisou mais uma vez a importância o evento e, por conseguinte, da campanha, que tem o grande foco de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Destacou ainda em sua fala a importância da parceria firmada com os mais diversos grupos de mototaxistas do município, tendo-os como agentes de disseminação de informação a respeito da campanha Novembro Azul.

O evento contou ainda com uma breve palestra ministrada pelo médico Deolindo Ferraz, que externou que a detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA.

No intuito de contribuir com a saúde integral do homem, outros serviços foram oferecidos durante o evento, como: teste rápido para HIV simples; atualização da caderneta de vacinação; avaliação nutricional; avaliação bucal; teste de glicemia capilar; e aferimento de pressão arterial. A partir desses serviços foram feitos agendamentos para que alguns desses homens possam retornar ao posto de saúde. Estima-se que mais de 120 homens tenham participado do evento.

A campanha também terá ações efetivadas durante todo o mês em várias Unidades Básicas de Saúde, tanto na zona urbana como na zona rural. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.