Festival de Cultura de Oeiras acontece esse fim de semana

Oeiras está preparada para a realização do X Festival de Cultura. O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, chega à décima edição já consagrada em crítica e público.

Nesta época, a cidade costuma receber milhares de visitantes de todo o Piauí e de outros estados próximos. Esses visitantes terão à sua disposição várias ações culturais, como exposições fotográficas, lançamentos de livros de autores piauienses, peças teatrais, saraus de poesia e grandes shows com artistas regionais e nacionais, entre eles o cantor Geraldo Azevedo.

Tradicionalmente, o evento faz uma homenagem a uma grande personalidade oeirense e este ano o homenageado é o fotógrafo e professor Gerardo Helcias. O professor Gerardo é natural de Pilões, município de Santana do Acaraú- Ceará. Quando muito jovem ingressou no seminário. Lá permaneceu por 12 anos, onde adquiriu grande parte dos seus conhecimentos. Na década de 50 do século XX, o professor Gerardo chegou a Oeiras – PI, a convite do então Bispo Dom Expedito Lopes.

Durante 25 anos lecionou no Ginásio Municipal Oeirense, que na época estava sob a responsabilidade da Diocese de Oeiras. Foi aprovado em vários concursos públicos, porém, renunciou a todas estas conquistas profissionais, em prol do seu objetivo maior, que era morar em Oeiras. Atuou na Fundação Cultural de Oeiras como professor de Música, mas, como ele mesmo dizia, o cargo que exercia com grande paixão era o de professor de matemática.

Em reconhecimento, recebeu vários títulos de honra ao mérito. Com o passar dos anos, ele também tornou-se referência na arte de fotografar, cuja inspiração maior era fotografar Oeiras em seus aspectos históricos, culturais e religiosos. Muitos hoje, ilustres cidadãos oeirenses, foram alunos do professor Gerardo Helcias e guardam com muito zelo seus ensinamentos.

O Festival de Cultura de Oeiras objetiva fortalecer e propor estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura o acesso aos meios de produção, no intuito de universalizar o acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais. Com uma programação focada na Música, Cinema, Literatura, Teatro, Dança, Patrimônio, Fotografia, História e Memória, o Festival de Cultura atrai artistas, acadêmicos, turistas e a população local, que desfrutam dos potenciais e atrativos da Primeira Capital do Piauí.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Oeiras, do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio do SEBRAE. Tem como parceiros o IPHAN, UESPI, IFPI, SESC, Museu de Arte Sacra (MAS), Instituto Histórico de Oeiras (IHO) e Confraria Eça- Dagobertiana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO X FESTIVAL DE CULTURA DE OEIRAS

banner X FESTIVAL 1,2x0,9m b