Oeiras: sábado (16) é dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes

No próximo sábado, 16, será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, em todo o país. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a multivacinação tem a finalidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar a cobertura vacinal.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Oeiras – zonas urbana e rural. A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização.

Para receber as vacinas oferecidas no programa nacional de imunizações, basta comparecer a qualquer UBS com a carteirinha e um documento de identificação.

O Ministério da Saúde alerta que muitas doenças que foram erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco para não vacinados. Em 2017, o Ministério fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. Houve alteração nas vacinas meningocócica C, pneumocócica 10 valente, Papiloma Vírus Humano (HPV), febre amarela e dTpa.