Projeto Educanvisa é aplicado em Oeiras com destaque nacional

A Prefeitura de Oeiras desenvolveu o Projeto Educanvisa, que teve o objetivo de conscientizar a comunidade escolar em relação à preservação do meio ambiente, ao consumo adequado dos produtos e aos serviços sujeitos à Vigilância Sanitária.

O projeto está em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e foi adaptado ao contexto didático-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.  No Piauí, apenas o município de Oeiras desenvolveu o projeto, que foi também o único município do país a aplicar essa ação em toda a rede municipal de educação.

Através do projeto os professores de Ciências da Natureza da rede municipal de ensino participaram de formações onde foram abordados temas como: Saúde e Educação; Alimentação Saudável; Diferentes Ambientes; Plantas Medicinais e Medicamentos e o uso racional. Foram contemplados com o projeto Educanvisa 6.330 alunos do ensino fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos.

As formações aconteceram entre fevereiro e maio de 2016, lecionadas por profissionais de várias áreas: as nutricionistas Tereza Patrícia Cavalcante e Hamayana Patrícia Bruno Ferraz; o agrônomo José Roberto Tajra Reis; o técnico agrônomo Júlio Ferreira de Sousa Filho; os professores Emanuel Vital e Francisco Petrônio de Oliveira; a técnica em saúde bucal Dayana Sá; o bioquímico e farmacêutico Ítalo Florêncio Leal; e a médica cardiologista Alice Coelho.

A Coordenadora Municipal da Vigilância Sanitária, Lívia Rêgo, responsável pelo setor que solicitou o projeto, avalia de maneira positiva os resultados das ações que foram desenvolvidas em Oeiras ao longo desses três meses, sobretudo na parceria com a Secretaria Municipal de Educação: “Conseguimos resultados exitosos, tivemos um bom alinhamento com a SEMED. Gostaria de parabenizar a equipe multiplicadora do projeto Educanvisa na cidade de Oeiras e agradecer aos profissionais que colaboraram de forma direta e indireta com o desenvolvimento das atividades, principalmente aos professores da rede municipal de educação”, pontuou a coordenadora.