Encontro de Capoterapia acontece em Oeiras

A cidade de Oeiras sediou, no dia 07 de maio, o Primeiro Encontro Regional de Capoterapia. O evento reuniu cerca de 400 participantes, na sua maior parte idosos, que vierem de diversas cidades, como Regeneração, Itainópolis, Ipiranga, Novo Oriente, Campinas, Santo Inácio e São João da Varjota. Oeiras foi representada pelos idosos do Clube da Melhor Idade (CMI), que é assistido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento começo bem cedo com a caminhada dos participantes do ponto de apoio, no Colégio Farmacêutico João Carvalho, até a Praça de Eventos. De lá as delegações se direcionaram para o espaço de lazer e esporte do SESC, onde foram realizadas diversas atividades.

Segundo o professor de educação física Regiel Gonçalves, a capoterapia já é um sucesso entre os idosos. Trata-se de uma terapia que utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas da terceira idade, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais dos participantes.

O ponto alto do evento foi a realização de diversas atividades como hidrocapoeira; terapia do riso e do abraço; concurso de forró; e a própria vivência da capoterapia. “Esse tipo de atividade aprimora o convívio familiar, eleva a autoestima, a autoconfiança, as resistências aeróbica e anaeróbica, a flexibilidade, e ainda previne doenças cardiovasculares, respiratórias, locomotoras e psicológicas”, explanou Regiel Gonçalves.

Esteve também presente no encontro o Mestre Gilson, que reside no Distrito Federal e é tido como um dos criadores dessa atividade. Ainda de acordo com Regiel Gonçalves, o evento superou todas as expectativas, conseguindo obter um resultado bastante satisfatório.