V Jogos Centro Sul de Capoeira acontece em Oeiras

O grupo de capoeira Raízes do Brasil, com o apoio da Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Esporte e de Cultura e Turismo, realizou a quinta edição dos Jogos Centro Sul de Capoeira, organizado pelo professor “Magro de Aço” e mestre “Tucano”. Com uma vasta programação, o evento teve início no último dia 07 e prosseguiu até o dia 09 de maio.

As atividades dos Jogos Centro Sul de Capoeira tiveram início com o curso de capoeira ministrado pelo mestre “Jaguara” (São Paulo, SP). Com um histórico marcado pelas suas habilidades neste esporte, foi a primeira vez que ele esteve no Piauí. No dia seguinte (08), dentro da programação “Agende Cultura Oeiras” realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Cine Teatro Oeiras, foi ministrada para os participantes do evento a palestra “Musicalidade na Capoeira”, pelo instrutor “Tinguana”. A música, que estabelece o ritmo das apresentações, é um dos principais elementos durante a competição dos capoeiristas.

No mesmo dia, na Praça de Eventos, foram realizadas uma aula de Zumba, com a professora Maura Holanda; um curso de Maculelê, com o mestre “Touro” (Teresina, PI); e a continuação do curso de capoeira, com o mestre “Jaguara”.

Durante o evento, por intermédio do professor de educação física Regiel Gonçalves, da rede municipal de ensino, os alunos do sétimo e oitavo anos da Escola Municipal Visconde da Parnaíba participaram da primeira etapa do projeto Capoeira na Escola. Na ocasião, os estudantes fizeram entrevistas com os mestres “Touro” e “Jaguara”. A segunda parte do projeto será em sala de aula, com prática desta modalidade esportiva.

O evento foi encerrado no sábado (09), com os Jogos Centro Sul de Capoeira, onde vários atletas das mais variadas idades participaram da competição.

Crédito das fotos: Bulacha Capoeira