Programa Saúde na Escola é discutido durante reunião em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou nesta quinta-feira (12) uma reunião do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa faz parte das políticas de saúde dentro da educação e reuniu 34 gestores de escolas da rede municipal contempladas com o PSE no auditório da Secretaria de Educação (Semed).

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Na reunião desta quinta-feira (12) foi tratada a implementação de uma vitamina para alunos da creche, que segue também as estratégias da Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó NutriSUS.

O espaço foi orientado pela enfermeira Geórgia Salanne, que destacou a importância deste programa. De acordo com a enfermeira, a inclusão de estratégias de saúde no ambiente escolar é uma medida que surte boas resultados. Ainda segundo Geórgia Salane, a gestão do prefeito Lukano Sá tem investido em ações como esta para oferecer maior assistência aos alunos que frequentam a rede municipal de ensino.

“Esse programa é muito importante para garantir uma qualidade ainda maior à saúde dos nossos alunos. Embora tenhamos que depender de certo modo do Governo Federal para efetuar essas atividades, estamos dando o que há de melhor para que ele esteja sempre atuante. Assim, para o alcançarmos os objetivos e o sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a educação integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar”, frisou a enfermeira.

No encontro foram discutidas ainda as estratégias para a mobilização da inserção do NutriSUS, que visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais. No município de Oeiras num primeiro momento serão beneficiadas sete creches, sendo uma na zona urbana e as demais na zona rural.

O NutriSUS abrange as crianças matriculadas na rede pública com foco na faixa etária entre 06 e 48 meses, não havendo contra indicações para crianças até os cinco anos. A ação consiste na adição de um sache contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.