Nova reunião discute implementação de Centro de Oncologia em Oeiras

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na manhã desta última quinta-feira (10) de uma reunião que congregou municípios que compõem a Macrorregião do Semiárido Piauiense, formada pelos territórios dos vales do Canindé, Sambito e Guaribas. Na ocasião, entre as pautas discutidas, estava a implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) nesta região.

O evento contou ainda com a presença de outros gestores municipais, entre eles Eli Moura, prefeito de Simplício Mendes; Nonato Barbosa, prefeito de São João da Varjota; e Josimar Carvalho, prefeito de Bela Vista do Piauí. Esteve presente também neste encontro o Secretário da Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa, que oportunamente explicou os critérios que levariam à escolha do município a ser instalado emergencialmente esses serviços de saúde.

Em uma primeira rodada de discussão, Lukano Sá procurou justificar aos presentes a capacidade do município de Oeiras como possível centro oncológico na região centro-sul do estado, visto que estudos comprovam que o hospital regional Deolindo Couto está habilitado para esta prestação de serviço.

Lukano Sá evidenciou ainda que não existem empecilhos geográficos que impossibilitem a escolha da cidade de Oeiras, visto que as cidades da Macrorregião do Semiárido ficam mais próxima desta cidade do que de Teresina, atualmente referência nesses casos no Piauí. Com isso, diminuiriam consideravelmente os gastos das prefeituras que diuturnamente assistem inúmeros pacientes com câncer.

Após as colocações dos representantes que compõem as Comissões Regionais de Saúde dos vales do Canindé, Guaribas e Sambito, o prefeito Lukano Sá procurou sensibilizar os presentes a respeito da importância desse serviço para região. “Não podemos entender esse momento como uma queda de braço entre cidade A ou B, estamos aqui para chegarmos a um entendimento de qual cidade tem a capacidade de acolher em caráter emergencial esse benefício. Devemos entender que esse serviço vem garantir a melhor qualidade de vida do nosso povo. Não podemos perder essa oportunidade. Dizer não nesse momento é dizer não à saúde de milhares de pessoas. Não quero eu ter a minha digital impressa na omissão de efetivar o centro de Oncologia em nossa região. É preciso ter sensibilidade, isso vai dar condição de sobrevida a homens e mulheres que vivenciam uma das patologias mais difíceis enfrentadas pelo ser humano”, destacou Lukano Sá.

Após todas as discussões, não houve um entendimento entre os representantes dos territórios que compõem a Macrorregião do Semiárido piauiense, visto que a maioria sinaliza a cidade de Picos como possível referência dos serviços de oncologia, embora o Hospital Regional desta cidade, segundo estudos realizados pelo Hospital São Marcos, não possui estrutura para a efetivação Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia a curto prazo.