Povoado Morro Redondo recebe última Prefeitura Itinerante de 2014 em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, junto às Secretarias Municipais, irá realizar mais uma Prefeitura Itinerante neste sábado (13). Desta vez o Povoado Morro Redondo será beneficiado com a ação que busca aproximar ainda mais a gestão pública municipal da população, sobretudo da zona rural.

Esta será a sexta comunidade a ser visitada pela Prefeitura Itinerante este ano. Estão sendo visitadas, prioritariamente, as comunidades com a maior concentração de habitantes, possibilitando um contato maior com as ações desenvolvidas pelas secretarias municipais.

Para a Prefeitura Itinerante, as secretarias se preparam com ações que serão desenvolvidas durante a sua permanência na comunidade Morro Redondo. A secretaria Municipal de Esporte realizará algumas práticas esportivas como corridas e partidas de futebol, viabilizando a dinamicidade do evento por meio de competições desportivas. A Secretaria de Assistência Social irá fazer cadastro da Bolsa Famílias, ao mesmo tempo em que serão desenvolvidas ações inerentes ao CRAS I e II, que terá ainda o apoio do Conselho Tutelar que levará orientações sócio familiares, na garantia de uma melhor qualidade de vida na comunidade.

Quem também marcará presença com ações voltadas ao bem estar do Povoado Morro Redondo será a Secretaria Municipal de Agricultura, que contará com uma equipe que passará orientações sobre programas voltados ao produtor rural, como os programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem, além de orientações técnicas aos trabalhadores rurais que tiverem dúvidas com relação à produção agropecuarista. A Secretaria de Indústria e Comércio, como em outras edições, levará uma oficina de artesanato (produção de chaveiros) feitos com tecido. A proposta, segunda a Secretária Carla Martins, é que essa oficina possa viabilizar uma renda extra para as famílias.

Já a Secretaria Municipal de Cultura irá exibir aos professores da região um documentário onde aborda a reconstrução de um reisado, com o intuito de motivar os docentes a se tornarem agentes da reconstrução da cultura Local. Aproveitando a oportunidade, a Secretária Municipal de Saúde contará com diversas equipes de atendimentos e orientações sobre saúde bucal, roda de conversa com o NASF, distribuição de preservativos, teste rápido de PSA, ações educativas sobre a doença de Chagas e outra atividades da área. A Secretaria Municipal de Educação fará reunião com os pais e atividades correspondentes ao processo de ensino e aprendizagem.

Durante o desenvolvimento das ações o Prefeito Lukano Sá irá visitar todos os stands, ao tempo que manterá contato direto com a população local. O gestor ainda fará visitas à algumas casas da comunidade, estreitando relações e escutando sugestões. Para o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Raimundo Cassiano, a Prefeitura Itinerante é uma proposta que deu certo e por isso vem sempre sendo realizada.

“As ações desenvolvidas pela Prefeitura Itinerante aproximam a Prefeitura das comunidades, possibilitando que o Prefeito conheça mais de perto a realidade do povo daquele lugar, ao tempo que ele (Lukano Sá) vai visitando os stands também mantém uma comunicação com o povo, escutando seus anseios e, consequentemente, procurando solucionar esses problemas. A Prefeitura Itinerante já chega à sua sexta visita, sempre alcançando seu objetivo”, afirmou o Chefe de Gabinete.

A visita à comunidade do Morro Redondo encerra as atividades da Prefeitura Itinerante no ano de 2014. A proposta é que outras comunidades também sejam visitadas no próximo ano, mantendo o mesmo foco, que é manter uma estreita relação entre o gestor municipal e a população.