Ação em alusão ao Dia da Mulher é realizada em escola municipal de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (9) atividades socioeducativas em alusão ao dia internacional da mulher na Escola Municipal Francisquinha Martins. Durante o evento foram repassadas informações a respeito os direitos que as mulheres vêm conquistando ao longo dos anos, ao tempo que foram expostos mecanismos que podem dar ainda mais qualidade de vida a elas.

Dentre as atividades desenvolvidas ocorreu um bate-papo com a coordenadora de Atenção a Saúde da Mulher, a enfermeira Geórgia Salanne, que além de fazer um panorama das conquistas femininas, falou também da importância das prevenções que devem ser feitas rotineiramente, podendo assim, obter diagnósticos precoces e consequentemente tendo maior possibilidade de cura.

No espaço ocorreu ainda uma atividade que procurou conscientizar os presentes sobre as agressões que as mulheres vêm sofrendo tanto em casa como na rua. A proposta é que esse tipo de problema social não fique no silêncio e incentivar as devidas denuncia.

Durante o evento foi dado início a campanha contra o HPV, que deve mobilizar as escolas para que as alunas de nove a 11 anos possam tomar a primeira dose. Segundo a enfermeira Geórgia Salanne, que também é responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), este tipo de atividade estreita as relações entre os serviços ofertados pela Secretária Municipal de Saúde e a comunidade.

“Estamos desenvolvendo esta ação no intuito de fazer com que as pessoas tenham ainda mais acesso aos serviços básicos da saúde no município, sobretudo essas meninas, que são o público alvo desta campanha. É importante salientar que tudo isso é uma prevenção, ao contrario do que se pensa não é um estimo a pratica sexual, mas preveni-las de um possível câncer no colo do útero. As escolas são sem dúvida grandes aliadas na efetivação desta campanha, visto que pelo nível de conhecimento dos professores facilita que a proposta seja compartilhada com as alunas e consequentemente com a família das mesmas”, explicou a Geórgia Salanne.

A campanha de vacinação deve se estender até o fim do mês de março, para sua eficácia, ocorreu na tarde desta última quarta-feira (11), uma reunião os técnicos da saúde municipal, na sala de vacinação do município, no propósito de socializar as ações de devem ser desenvolvidas. Durante toda a gestão do prefeito Lukano Sá está havendo um fortalecimento de mecanismo e ações para intensificar as campanhas de vacina em Oeiras com o intuito de superar as metas de imunização.