Prefeitura de Oeiras define programação do Carnaval

Em preparação paras as festas carnavalescas a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Cultura e Juventude, realizou na manhã desta sexta-feira(09), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, uma reunião para traçar as estratégias e a programação que serão desenvolvidas entre 13 e 17 de fevereiro.

O primeiro assunto discutido foi a realização do corso carnavalesco, desfiles utilizando carros abertos e ornamentados pelas ruas de sua cidade, com foliões fantasiados. A novidade desse ano é que a segunda edição do evento em Oeiras contará com a parceria do grupo “Corso Velhacap”, havendo um único desfile.

De acordo com os organizadores, o “Corso de Oeiras” terá sua concentração na Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), onde primeiramente haverá competição de paredões de som e, em seguida, terá início o percurso, que percorrerá ruas do bairro Oeiras Nova, Centro Histórico e com a dispersão na Rua Santos Dummont, em frente ao Clube B. Maroca.

Para participar do ”Corso de Oeiras 2015” os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal da Juventude, onde farão sua inscrição de maneira gratuita. O objetivo desse registro, segundo o Secretário Municipal da juventude, Nestor Junior, é apenas de controlar e organizar o evento. Esse ano haverá a premiação do melhor paredão, melhor fantasia e melhor carro alegórico, e o ganhador de cada categoria levará 500 reais.

Durante a reunião também foi discutida a programação do Carnaval da cidade, que como nos anos anteriores será ambientado em dois espaços. O primeiro será na Praça da Bandeira junto ao Café Oeiras, onde haverá apresentação de uma banda de sopro durante todos os dias tocando marchinhas carnavalescas, das 19h às 23h. O outro espaço será a Praça de Eventos e contará com palco para apresentação de banda de swingueira e axé music, a partir das 23h.

“O Carnaval é uma festividade que está presente no calendário nacional, dificilmente uma cidade brasileira deixa de fazer essa festa e em Oeiras nós não podemos deixá-la de fora de nosso calendário. Desde 2013 resgatamos um Carnaval que valoriza o que é nosso, estamos fazendo uma festa com mais identidade. Teremos uma banda de sopro e marchinha no circuito Centro Histórico só com músicos de Oeiras, valorizando um Carnaval que em muitos lugares acabou. Além disso, realizaremos ao longo do ano outros eventos como o Circuito Semana Santa, EXPOEIRAS e Festival de Cultura. A nossa proposta é dar mais ênfase à cultura local, ao tempo que oportunizamos ao nosso povo o acesso à shows de grandes nomes da música brasileira”, justificou o secretário de Cultura, Stefano Ferreira.

O carnaval de Oeiras vem priorizando as bandas locais, incentivando a nova geração de artistas da cidade. A Prefeitura de Oeiras já está organizando para o mês de maio o EXPOEIRAS, que esse ano vem ainda maior e com atrações nacionais que devem movimentar a cidade.

Participaram da reunião o secretário Municipal da Juventude, Nestor Júnior; o secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira; o representante do Grupo “Corso Velhacap” Jucimar Lima Verde; o Major Rubens Lopes do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí; e o coordenador de eventos da Prefeitura Municipal de Oeiras, Luís Henrique Nunes.