Prefeitura de Oeiras promove Mobilização Social pela Educação

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou neste último sábado (08) da Mobilização Social pela Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no ginásio poliesportivo Santaninha. O encontro, em sua essência, procurou, por meio do diálogo, oferecer orientações para nortear as famílias a respeito da importância do acompanhamento, por parte dos pais e responsáveis, na vida escolar dos filhos.

O evento foi aberto com as apresentações culturais da banda de música da Escola Municipal Juarez Tapety e do grupo de dança da Escola Municipal do Conjunto Verde Teto. A solenidade foi iniciada com a fala da secretária de Educação, Tiana Tapety, que transpareceu a importância de se fazer uma educação pautada no comprometimento e na interação entre família e escola.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversos segmentos sociais, dentre eles o delegado Paulo Cesar Morais, que falou da importância da família no processo de construção do cidadão, visto que um acompanhamento adequado suprime a possibilidade de que jovens venham a ser futuros infratores.

Se pronunciaram ainda a advogada Maria Vitória, representante da OAB em Oeiras; a conselheira tutelar Medianeira; e o pastor da Igreja Batista em Oeiras, Marcilio Pereira, que em sua fala fez uma reflexão abordando a necessidade da família estar sempre presente na vida dos filhos, uma construção constante de saberes e vivências.

O evento foi encerrado com o pronunciamento do Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, que destacou que os esforços para garantir o direito à educação não podem ser apenas das escolas e dos órgãos públicos. A concretização desde objetivo depende da articulação de uma rede de proteção integral em torno das crianças e adolescentes, que começa a partir das famílias.

“Temos a educação pública como um grande desafio. Sabemos que muitos são os grilhões, mas aos poucos estamos rompendo com eles. Não podemos negar que fazemos parte de uma sociedade que sonha com o crescimento e desenvolvimento de nossos jovens, mas para isso virar realidade é preciso valorizar a educação. Não adianta termos escolas bem equipadas e professores preparados, se as famílias não se fizerem presentes no processo de ensino e aprendizagem. Acredito que, juntos, podemos fazer muito mais”, frisou o Prefeito Lukano Sá.

Essa ação é de fundamental importância para garantir uma educação pública com uma qualidade cada vez maior. A gestão do Prefeito Lukano Sá visa, com esse tipo de encontro, promover o real encontro da comunidade com a escola, ou seja, conscientizar os pais e famílias da importância de participar da vida escolar de seus filhos.