Prefeitura de Oeiras realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado (11) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A campanha segue até o dia 22 de maio e é importante que todos possam ficar atentos às datas, para que assim possam receber as vacinas.

Na ocasião, foram vacinadas prioritariamente crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres que deram à luz em até 45 dias, idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e pacientes com doenças crônicas.

As vacinas foram disponibilizadas em oito postos de saúde da cidade nos mais diversos bairros, no intuito de atender a maior quantidade de pessoas. Devido à grande procura, as vacinas não foram suficientes para atender toda a demanda, visto que o Ministério da Saúde só enviou 18% da quantidade estipulada.

“Como já é de conhecimento de todos, nós não tempos vacina para o vírus Influenza, o que compromete nossa campanha na zona rural. Aproveito para solicitar a compreensão das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona rural, visto que pela falta de vacina está cancelado o cronograma dos dias 11 e 12. Isso por que os responsáveis em nível estadual nos informaram que a previsão de recebermos mais doses será na quarta-feira (13). Vamos trabalhar de acordo com a quantidade de vacinas que formos recebendo, esperamos contar com a compreensão de todos”, justificou a coordenadora municipal de imunização, Geórgia Salanne.

Ainda neste final de semana o Estado do Piauí recebeu aproximadamente 200 mil doses de vacina contra a gripe, que tão logo serão distribuídas aos municípios para que possa ser dado prosseguimento à campanha, que se estende até o dia 22 de maio.

Para receber a dose de vacina, o público alvo dessa campanha deve comparecer ao posto de saúde mais próximo, munido do cartão de vacinação, cartão do SUS e RG. As gestantes devem estar munidas do cartão de gestante; as puerperais devem levar o comprovante de nascimento da criança e os doentes crônicos devem apresentar receita médica.