Combate ao Aedes aegypti continua em Oeiras

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti vem sendo intensificadas pela Prefeitura de Oeiras com visitas a domicílios e uma intensa campanha de conscientização no propósito de exterminar o responsável pela transmissão do vírus causador de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Na zona urbana essas atividades estão sendo realizadas por áreas, onde já foram contempladas as regiões do bairro Várzea, Uberaba e Rodagem de Picos.  No sentindo de validar a proposta da ação, esta campanha está sendo realizada também na zona rural, onde os agendes de endemias estão visitando os povoados que possuem um número significativo de moradores.

Neste primeiro momento foram visitadas as comunidades da Briona, Buriti do Rei e Boa Nova, onde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os agentes de endemias puderam ter um bate-papo com os alunos dessas localidades informando-os e alertando-os dos perigos provenientes das doenças transmitidas por esse mosquito.

Na ocasião da inspeção os agentes de endemias visitaram diversas residências, visto que muitos dos focos desse transmissor ficam alojados em domicílios particulares.  De maneira consciente os moradores receberam os visitantes e contribuíram com a ação preventiva.

De acordo com o que os agentes de endemias que visitaram essas comunidades puderam observar, o acúmulo de recipientes que captam e armazenam água parada e ajudam na proliferação do mosquito fica em áreas próximas a bares e mercearias. Esses materiais foram recolhidos e os proprietários desses estabelecimentos foram conscientizados para evitar esse tipo de acúmulo.

Como ainda não existe um antiviral para combater nenhuma das três doenças, o melhor a se fazer é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor, garantindo uma maior qualidade de vida da população e evitando que haja a proliferação de doenças.