Programa Olhar Bem promove centenas de cirurgias de catarata

O aumento da cegueira por falta de acesso à cirurgia de catarata ainda é um problema no Brasil, fazendo com que a espera pelo procedimento limite a atuação profissional de 71% dos brasileiros com mais de 60 anos que continuam ativos. Diante essa realidade foi lançado no estado do Piauí o programa “Olhar Bem”, realizado no período de 04 a 10 de dezembro na cidade de Picos.

Para a efetivação dessa ação o Governo do Estado do Piauí fechou parceria com diversos municípios, entre eles a cidade de Oeiras, que devido à demanda ser muito grande aderiu ao programa.

O Programa Olhar Bem é uma iniciativa que visa dar uma resposta à população que sofre de catarata. O evento consiste em um mutirão que beneficiará homens e mulheres a partir de 60 anos de idade. O programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico. A iniciativa vai garantir que sejam realizadas 1.500 cirurgias, atendendo à população de Picos, Oeiras e de mais 55 municípios do Território Vale do Guaribas e Canindé.

Para a efetivação desses serviços, inicialmente houve uma reunião na cidade de Picos, onde os gestores dos municípios da região assinaram o termo de adesão ao programa. Segundo a secretária municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, para que o resultado dessa parceria seja exitoso foram realizadas seis reuniões no município, onde foram passadas as devidas orientações aos 204 beneficiados.

Na cidade de Picos, os pacientes passaram primeiramente por uma consulta, com procedimento cirúrgico realizado posteriormente. O programa garante ainda que a pessoa que realizou a cirurgia possa retornar no dia seguinte para a realização da avaliação.

Os pacientes oriundos da cidade de Oeiras serão todos custeados pela Prefeitura Municipal, desde o transporte, até a alimentação. A expectativa, de acordo com Auridene Freitas, é de que em certos dias até 90 pacientes se deslocarão para a cidade Picos, realizando simultaneamente umas das três etapas do programa. Cada paciente será devidamente identificando, onde receberão previamente o seu material de identificação (camiseta e crachá).

Por uma questão de segurança, esses pacientes terão ainda como auxílio o acompanhamento de quatro colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, desde o acolhimento ao retorno dos mesmos à cidade.

A gestão do Prefeito Lukano Sá busca, com essas parcerias, oportunizar ainda mais qualidade de vida a população, sobretudo as pessoas com mais idade, que diante as suas limitações físicas podem ter ainda mais conforto.