I Semana do Bebê é aberta em solenidade no Cine Teatro Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através do comitê Pró Selo, realizou na tarde desta última terça-feira (09), no Cine Teatro Oeiras, a abertura oficial da I Semana do Bebê. O evento, com o tema “O amor de hoje para a vida inteira”, visa orientar as mães para o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos.

A Semana do Bebê é uma mobilização social apoiada pelo UNICEF no intuito de despertar para a importância da atenção à primeira infância, visto que é nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.

O evento foi aberto com a apresentação da Banda Geração Jovem, que na ocasião executou o Hino de Oeiras e a canção Asa Branca, de Luís Gonzaga. Depois foi a vez de subir ao palco o Coral Boa Semente, onde cantaram cantigas de rodas e musicas infantis brasileiras.

Após as apresentações culturais a articuladora do selo UNICEF em Oeiras, a professora Aldene Sá, falou da importância do evento e chamou atenção para os cuidados que devem ser dados às crianças na sua primeira infância. Para Aldene Sá, a atenção integral nesta faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social das crianças.

Durante a abertura da primeira Semana do Bebê de Oeiras, falou ainda o Secretário de Cultura do Município, Stefano Ferreira, que na ocasião representou o Prefeito Lukano Sá. Na sua fala, Stefano Ferreira evidenciou a importância das ações que vem sendo desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, sempre focadas na garantia de proporcionar qualidade de vida ao cidadão desde a sua tenra idade.

O Secretário de Cultura frisou ainda que a gestão municipal do Prefeito Lukano Sá procura estar sempre disponível às necessidades da população, buscando gerar mecanismos para diminuir problemas sociais como a mortalidade infantil no município de Oeiras.

Na ocasião, foi lançada uma ação em que as crianças nascidas em Oeiras a partir do lançamento deste evento serão intitulados “Bebê Prefeito”, visando a intensificação das atividades desenvolvidas na Semana do Bebê. Na ação, as crianças serão apadrinhadas pela Secretária Municipal de Educação e pelo Secretário Municipal de Cultura, que durante um ano irão acompanhar seus desenvolvimentos.

Na abertura da I Semana do Bebê da cidade de Oeiras estiveram presentes enfermeiros e funcionários do NASF; a Secretária de Educação, Tiana Tapety, a Secretária de Saúde, Auridene Freitas; e representando o Legislativo Municipal, o vereador Martinho Meneses, além do público alvo que eram gestantes e mães de crianças de zero a seis anos de idade.

Na gestão do Prefeito Lukano Sá a qualidade de vida das crianças tem sido uma das prioridades. A administração municipal tem buscado capacitar profissionais das áreas sociais, da saúde e da educação para aprimorar as ações de apoio às famílias, por entender que a estrutura social de apoio à população deve ser feita de maneira capacitada, mobilizada e, principalmente, motivada.