Casa da Pólvora de Oeiras será reaberta para visitação durante IX Festival de Cultura

O IX Festival de Cultura de Oeiras também será um momento para a reintegração de um dos pontos históricos da cidade à visitação do público. A Casa da Pólvora, edificação do século XIX de valor inestimável à história do Piauí e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que estava fechado deste o ano passado para passar por reformas no telhado, deve voltar ao roteiro turístico da cidade durante o evento.

A estrutura foi erguida sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora. É considerada a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente. A Casa da Pólvora é o marco da emancipação do Piauí durante as lutas pela independência, e é tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.

A Casa da Pólvora de Oeiras é uma construção simples feita à base de pedras brutas e argamassada com materiais, digamos, bem naturais: cimento misturado ao esterco do gado. Mistura que deu certo e, desde sua construção, a casa se mantém de pé com todas as pedras originais.

O Festival de Cultura acontecerá paralelamente à II Feira Literária de Oeiras (FLOR), nos dias 13, 14 e 15.Este ano o Festival, que conta com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos, homenageará O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013.

A Casa da Pólvora será reaberta no primeiro dia de evento e ficará aberta para visitação das 9h às 12h. Para o Festival foi criado um roteiro histórico-cultural especial e em cada ponto turístico os visitantes devem ser recepcionados por funcionais e voluntários devidamente treinados.

Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas nos três dias de evento. O Prefeito Lukano Sá destaca a importância do Festival de Cultura para a cidade, tanto nos aspectos culturais como econômicos. A expectativa é de que a lotação do setor hoteleiro seja completamente preenchida neste período e que o evento represente um aquecimento de 60% na economia da cidade.

Programação do IX Festival de Cultura de Oeiras