Cerca de 3 mil agricultores de Oeiras devem se inscrever no seguro Garantia Safra

O apoio à agricultura familiar tem sido um dos pontos fundamentais da gestão Lukano Sá à frente da Prefeitura de Oeiras. Pensando na importância do programa e visando a melhor cobertura no munício, a administração oeirense, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está realizando deste o último dia 8 as inscrições do Seguro Garantia Safra diretamente em 18 localidades da zona rural de Oeiras. Segundo o secretário Jonas Alves, a meta é inscrever 3 mil agricultores da cidade no seguro do Governo Federal.

“Oeiras é a segunda cidade do estado que mais atende agricultores familiares e nosso objetivo é manter estes bons resultados. O Garantia Safra é muito importante devido a ser uma segurança para o pequeno produtor que necessita diretamente do resultado da lavoura para sua subsistência. Estando devidamente inscrito, o seguro garante um auxílio de custo no valor de R$ 850 para aquele que perder a partir de 50% de sua produção”, explicou o secretário.

As inscrições seguem até o dia 16 de setembro e estão sendo feitas em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e os sindicatos rurais. As equipes foram montadas nas seguintes comunidades: Briônia, Lagoa do Meio, Buriti dos Reis, Carnabal, Caraíbas, Curral Velho, Morro Redondo, Exu, Alagoinhas, Melancias, Tamburiú, Riachão, Riachuelo, Boa Vista, Belo Monte, Malhada Grande, Boa Nova, e Contentamento.

Os pontos de inscrição foram colocados em locais estratégicos para contemplar toda a zona rural de Oeiras. As equipes foram montadas em localidades centrais de regiões que visam ser atendidas.

O Garantia Safra é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.