Agricultores de Oeiras recebem boletos do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã desta sexta-feira (09) a entrega do boleto do programa Garantia Safra para os agricultores que estão cadastradas no seguro do Governo Federal junto ao município. Ao todo, 2971 famílias oeirenses estão cadastradas.

O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores de Oeiras e reuniu um número bastante expressivo de produtores rurais, que antes de receber o documento que viabiliza o acesso ao recurso financeiro, escutaram um breve discurso do Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves. Em sua fala o Secretário destacou a importância do Garantia Safra para o homem do campo, que tem a segurança de uma fonte de renda durante o período de estiagem. Após a sua fala, também se manifestou o ex-prefeito Dr. B. Sá, que na ocasião estava representando o Prefeito Lukano Sá.

Em seu pronunciamento, o ex-prefeito falou sobre as dificuldades vividas pelo homem do campo e destacou o comprometimento do poder público em estar garantindo subsídios aos trabalhadores rurais, que são os mais afetados pela estiagem, algo que compromete significativamente na produção, vindo acarretar na migração de muitos nordestinos em direção aos grandes centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida.

No evento estiveram presentes representes de instituições ligados à produção agropecuarista e amparo ao homem do campo, como Levi Lustosa e Jadilson Gomes representantes da EMATER-PI; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilmar Fontes e o Francisco José de Santana Filho, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.

Para o produtor rural Francisco de Sousa, o benefício viabilizado pelo programa garante o sustento de sua família nos piores momentos da agricultura, uma vez que a sua principal fonte de renda é oriunda da criação de gado e da plantação agrícola de subsistência.

“Esse dinheiro ajuda muito, principalmente a gente que vem vivendo a quase três anos prejudicado pela seca. Eu vejo que é um trabalho muito sério do governo, por isso esse monte de gente presente. Eles, como eu, vieram receber o boleto para termos acesso ao dinheiro, que por sinal vai ajudar muito”, justificou o produtor rural.

Devido à grande quantidade de beneficiados, a entrega dos boletos foi feita das 8h às 12h e segue até a próxima segunda-feira (12) na Câmara Municipal. Após essa data o produtor rural pode adquirir o seu boleto na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o secretário Jonas Alves, o agricultor tem até o dia 30 deste mês para efetuar o pagamento de seu boleto, para que assim, possa ter acesso ao benéfico.