Semana do Bebê acontece em Oeiras

O Prefeito Lukano Sá participou, na manhã desta quarta-feira (09), da solenidade de abertura da segunda Semana do Bebê. O evento aconteceu no Cine Teatro Oeiras e contou com um número significativo de participantes.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Para a articuladora do Selo UNICEF na cidade de Oeiras, Aldene Sá, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

Na ocasião, o Prefeito Lukano Sá falou da importância dessa ação, que garante o reconhecimento de trabalhar em prol da criança, sobretudo nos primeiros anos de vida. “É nossa responsabilidade, à luz dos conhecimentos atuais, propiciar as condições e os ambientes acolhedores, que facilitem o pleno desenvolvimento dos bebês, nas dimensões biológica e emocional. Se formos eficazes nesta tarefa, contribuiremos para a construção de um mundo melhor”, destacou Lukano Sá.

O evento ira prosseguir até o próximo dia 11 com as mais diversas ações, no intuído de garantir cidadania e qualidade de vida a crianças de 0 a 6 anos e a mulheres gestantes, efetivando os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.