Idosos do Centro de Convivência do CRAS de Oeiras realizam espetáculo

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, realizou no último domingo (7) o espetáculo “Dramas, Causos e Cantorias”, como uma das atividades festivas de final de ano, no Cine Teatro Oeiras. O evento, que foi uma iniciativa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) junto ao Centro de Convivência de Idosos, teve a entrada gratuita.

O espetáculo, que consistiu em uma junção de atividades desenvolvidas pela musicoterapeuta Vanda Queiroz, histórias bem humoradas, música e dança, contou com 16 idosos que levaram ao público causos de sua juventude e canções que marcaram sua geração.

Para a musicoterapeuta Vanda Queiroz, esse tipo de atividade desperta o lado artístico dos idosos, além de proporcionar o estimo a preservação da memória e a atividade física, algo muito importante nessa idade. Ainda de acordo com a musicoterapeuta, a autoestima elevada é outra conquista resultante desse trabalho, que viabiliza a valorização das ações adormecidas com o tempo exercidas por esses homens e mulheres ao longo de suas vidas.

O cancioneiro popular foi a grande atração da noite. Um misto de musicalidade e literatura de cordel se fez por meio dos “dramas”, uma homenagem à pessoas anônimas e personalidades conhecidas, como o saudoso Zé de Helena.

Os jovens da melhor idade (como gostam de serem chamados) tiveram como público amigos, familiares e a sociedade local, que lotaram o teatro para assistir à apresentação. Dentre os artistas, um dos que mais se destacou foi o Senhor João Gregório, que cantou e tocou gaita e pandeiro.

“Pela primeira vez estou participando de um evento como este e agradeço primeiramente à Deus por esta oportunidade e em segundo à colaboração do nosso Prefeito Lukano Sá, uma pessoa que busca valorizar nós que já somos idosos, sempre lembrando que ainda somos pessoas de valor. Gostei muito. Peço à Deus saúde e coragem para no próximo ano estarmos aqui de novo”, destacou João Gregório.

A gestão do Prefeito Lukano Sá visa a valorização da identidade, da memória do povo de Oeiras, dando as condições necessárias para a realização de atividades culturais como o espetáculo “Dramas, Causos e Cantorias”.