Prefeitura de Oeiras prepara mediadores de leitura para a FLOR

A preparação para a terceira edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR) está a todo o vapor. O evento, organizado e idealizado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de fomentar a leitura, desde a base, de seus educandos.

O projeto literário foi criado no início da gestão do Prefeito Lukano Sá e tonou-se, em pouco tempo, um dos mais importantes eventos culturais do estado do Piauí. Para a efetivação de todos os trabalhos, as atividades iniciaram desde o começo do ano letivo. Este ano o evento homenageia o renomado cartunista e escritor brasileiro Maurício de Sousa.

Muitos serão os trabalhos expostos durante o projeto literário, que será realizando nos dias 13 e 14 de novembro, juntamente com o X Festival de Cultura de Oeiras. Em preparação para esse momento, várias oficinas são realizadas previamente. Segundo a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a FLOR tem uma dinâmica diferente, é um evento que começa antes mesmo de chegar à praça pública. “Estamos vivendo intensamente esse processo de criação, vivemos e respiramos literatura, é sem dúvida um universo mágico”, destacou Tiana.

Entre as capacitações, que buscam preparar professores para conduzir as atividades durante a FLOR, foi ministrada a oficina “ O Corpo Lúdico na Leitura Oral”, conduzida pelo ator Fabrício Cristian, que é formado pela Escola Superior de Arte de Amsterdã, na Holanda. Além de ator, Fabrício é também cantor e compositor.

Ao todo, participaram dessa oficina 20 professores da rede municipal de ensino, mais especificamente aqueles que trabalham com alunos do 1º ao 5º ano. Entre os participantes, esteve a professora Soraia Dantas, que trabalha na Escola Municipal Julia Miranda, e se disse encantada com a proposta trazida pela SEMED. “Essa oficina tem sido enriquecedora nas nossas praticas pedagógicas, é algo que nos possibilita uma aprendizagem com relação à leitura, nos dando dicas de como ler para as crianças, ensina além do ler, a forma como se posicionar com o livro, é algo muito interessante”, frisou a professora.

Para Fabrício Cristian, a FLOR é um projeto muito ousado e que vem dando certo. Segundo ele, participar desse evento é também contribuir para o desenvolvimento da leitura nos pais. “Impressiona-me a disponibilidade das pessoas de Oeiras em aprender, é algo muito satisfatório, estamos aqui formando mediadores de leitores, que é algo muito importante para podermos transformar o Brasil em uma nação de leitores. A prefeitura de Oeiras é muito inovadora e ousada, fico muito feliz em ver que é uma cidade que leva as coisas a sério, conheço outras cidades e posso dizer isso com autoridade.  A feira literária é algo muito forte, fazer de uma praça um grande local de leitura é tudo muito lindo”, pontuou o artista.