Prefeitura de Oeiras realiza abertura oficial da V Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Oeiras promoveu, na noite da última quarta-feira (08), a abertura da V Conferência Municipal de Saúde. O evento tem este ano como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direto do povo brasileiro”. A abertura oficial ocorreu no Salão Paroquial da Sagrada Família e contou com um número bastante expressivo de participantes, inclusive com a presença do prefeito, Lukano Sá.

A solenidade teve início com o pronunciamento da secretária municipal de saúde, Auridene Freitas, que durante sua fala parabenizou o Conselho Municipal de Saúde pela sua atuação, ao tempo que expôs os avanços conquistados da atual gestão municipal.

“Olhando para as sugestões elencadas na última conferência, é com segurança que afirmo, andamos muito e chegamos a quase 100% do que foi sugerido quatro anos atrás. A conferência é isto, é onde o povo aponta os problemas e sugerem soluções, por isso que precisamos desse momento de interação”, destacou Auridene Freitas.

Quem também fez uso da palavra foi a conferencista Drª Patrícia Santos, que frisou que as conferências municipais de saúde que ocorrem em todo o país são momentos oportunos para que a sociedade discuta e busque um bem comum à toda a população por meio de um diagnóstico da realidade vivida.

Os pronunciamentos foram encerrados com a fala do prefeito Lukano Sá, que fez uma reflexão acerca da realidade econômica vivida pelo Brasil, que tem atingido diretamente os municípios. Porém, polarizou sua fala em expor as vantagens da realização da Conferência Municipal de Saúde, que contribui de maneira significativa para a melhora da qualidade de vida da sociedade.

O momento final do evento foi marcado pela conferência magna, ministrada pela medica fonoaudióloga Patrícia Santos Batista, que falou dos desafios do SUS em seus 27 anos de existência. Durante sua palestra, fez elogios à gestão do prefeito Lukano Sá, que atualmente disponibiliza 19% da receita municipal para o segmento da saúde.

A V Conferencia Municipal de Saúde deve prosseguir por todo o dia de hoje (09) com os grupos de debates, de onde serão retiradas as propostas para a conferência estadual de saúde, além de serem eleitos os delegados que irão representar o município no evento.