Oeiras participa do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável em Brasília

Representando a Prefeitura de Oeiras a secretária municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, está participando do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizado na cidade de Brasília entre os dias 7 e 9 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no Eixo Monumental. O evento tem o propósito de desenvolver os municípios brasileiros, fomentando a geração de emprego e de renda.

O Governo Federal procura por meio deste encontro o alinhamento com as mais diversas prefeituras para melhorar os serviços prestados à população, com atendimento humanizado e de qualidade. No evento foram expostas várias metas, como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana.

Durante a abertura do evento a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, se pronunciou quanto a importância do evento. De acordo com ela, são espaços como estes que possibilitam ao Governo Federal conhecer as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais. Para ela, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável é o momento de construir políticas públicas voltadas à área social, pois as prefeituras são as principais aliadas para garantir que os serviços prestados à população sejam de fato colocados em prática.

Os palestrantes do evento, que envolveram gestores municipais, acadêmicos e especialistas na área, também destacaram a necessidade de aprimorar a relação institucional entre os órgãos federados e estabelecer uma maior articulação institucional. Segundo a secretária municipal de Indústria e Comercio de Oeiras, Carla Martins, um dos momentos mais oportunos deste encontro foi a discussão a respeito da economia solidaria, que por sua vez abrange todos os setores produtivos do município.

“Participar deste evento nos dá a oportunidade de agregar valor a produção de nossa cidade, nos instigando a organizarmos grupos que potencializem a produção e consequentemente a comercialização. A gestão do prefeito Lukano Sá, tem se envolvido muito com esta prática e é isto o que estamos fazendo, por exemplo: a SEMA no setor primário; a SEMIC no artesanato e nas localidades rurais, como é o caso da comunidade Tapera dos Tonicos, onde estamos apoiando a produção de artesanato feitos de palha de babaçu, assim como no povoado Canto Fazenda Frade, onde em parceria com o secretário de agricultura do município, Jonas Alves, estamos desenvolvendo o plantio de pimenta e processo de fabricação de derivados. Tudo isso além de gerar renda dá autonomia financeira para a nossa população”, destacou Carla Martins.