Projeto “Arte Sertão” muda o cotidiano de jovens de Oeiras

As manifestações culturais, com suas mais diversas linguagens, têm se tornado, na sociedade brasileira, uma das principais ferramentas para a inclusão social e para tirar crianças e jovens da convivência com o crime e o uso de entorpecentes.

Diante dessa realidade foi criado, em Oeiras, por intermédio de um grupo de amigos, o projeto “Arte Sertão”, no intuito de dinamizar o cotidiano de crianças e adolescentes que moram nos Bairro Jureminha e Vila Santa Tereza.

Estão envolvidos neste projeto 13 profissionais de diversas áreas de conhecimento, sobretudo com formação em Educação Física, que de maneira voluntária vem atendendo um número expressivo de participantes.

No sentido de dar ainda mais qualidade ao projeto, os dirigentes do mesmo vêm buscando fechar parcerias com as iniciativas pública e privada. Sensibilizada com a proposta do grupo, a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias de Administração e Finanças e Juventude dará a sua contribuição, dentre elas o apoio na qualificação da infraestrutura de um campo de futebol, facilitando o desenvolvimento das atividades.

Para o educador físico Evaiston Sousa (Pompeu), a cada dia que passa o projeto “Arte Sertão” vem conseguindo bons resultados e oportunizando a participação de muitos jovens, garantindo a promoção da educação, da cultura e do entretenimento. “Esse projeto é uma forma do jovem ter acesso a várias atividades importantes para o seu crescimento pessoal. É um ponto de partida. Deixamos claro para a sociedade que o esporte e a cultura podem trazer bons resultados”, pontuou Evaiston.