Prefeitura de Oeiras marca presença em evento estadual de saúde

A Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, e o Controlador Municipal, Weuton Dantas, representaram a Prefeitura de Oeiras no “Seminário sobre planejamento municipal das ações em saúde” da Assembleia Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI), realizado na última quinta-feira (05) em Teresina.

O evento teve como principal objetivo qualificar a administração municipal para o processo de elaboração dos instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do alinhamento destes com os outros elementos do planejamento municipal, preceitos prioritários da gestão do prefeito Lukano Sá em Oeiras. O seminário teve como público alvo prefeitos, secretários municipais e técnicos da gestão.

“Este evento realizado pelo COSEMS/PI foi muito importante. Nele tivemos a oportunidade de entender melhor a importância da aplicação dos instrumentos de gestão municipal na garantia de ampliarmos a qualidade das ações que venham beneficiar a população dos municípios piauienses”, destacou a secretária municipal de Saúde de Oeiras.

Na ocasião houve palestra que procurou traçar um diagnóstico dos municípios piauienses em relação aos instrumentos de gestão e proposta de agenda estratégica do Estado no processo de planejamento, com a gerente de Unidade de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio; debate e esclarecimento sobre o Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão relacionados com o Plano Plurianual, com os assessores técnicos Paola Motta e contábil, Douglas Dias, de Minas Gerais.

Na abertura do evento a mesa de honra contou com a participação da presidente do COSEMS/PI, Socorro Candeira, o presidente da Associação Piauiense der Municípios (APPM), Arinaldo Leal, a diretora da Unidade de Planejamento da Secretária Estadual de Saúde (Sesapi), Ana Eulálio, o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Teófilo Cavalcante, o Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa, e o presidente do COSEMS de Minas Gerais, Mauro Junqueira.

No evento também foi lançada mais uma edição do Jornal COSEMS/PI, onde foram dedicados duas páginas a respeito das ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, no que toca a infraestrutura como condição prioritária para garantia de acesso a saúde no município.