Prefeitura de Oeiras lança o XI Festival de Cultura e a IV FLOR

Foi realizado na noite da última sexta-feira (04) o lançamento oficial do XI Festival de Cultura de Oeiras e da IV FLOR (Feira Literária de Oeiras). O evento ocorre no Cine Teatro Oeiras, espaço de cultura e memória que este ano será homenageado pelo festival. Essas festividades culturais são resultados de uma parceria celebrada entre a Prefeitura de Oeiras e o Governo do Estado do Piauí.

Na ocasião foram apresentadas aos presentes as programações a serem executadas durante os eventos que ocorrerão este ano nos dias 18 e 19 de novembro e que deve atrair ao município um número bastante expressivo de visitantes. Durante o lançamento o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, destacou a importância desses dois movimentos culturais para o calendário social não só de Oeiras, mas de todo o Piauí, como via de entretenimento e de disseminação de conhecimento.

‘’São dois eventos que possibilitam ao oeirense e seus visitantes o contato com diversas linguagens artísticas. Como nos anos anteriores, além da boa música, quem se direcionar ao centro histórico de Oeiras terá acesso a oficinas, apresentações teatrais, exposições e contará ainda com um serviço de qualidade em gastronomia’’, destacou Stefano Ferreira.

Este ano a FLOR faz homenagem à escritora Ruth Rocha, autora de mais de 120 livros infantis. Desde a primeira edição, realizada no ano de 2013, sempre é escolhido um autor brasileiro infanto-juvenil para ser homenageado. Com a escolha, durante quase todo o ano os alunos das escolas públicas municipais passam a ter acesso às obras do homenageado, o que resulta em uma série de produções literárias e artísticas.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, esse projeto tem alcançado resultados positivos, visto que o incentivo à leitura oportuniza novos saberes. “A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, frisou Tiana Tapety.

Com atração cultural nacional, o XI Festival de Cultura de Oeiras contará com a apresentação do artista Jorge Vercillo, que é cantor, violonista e compositor. Com mais de 20 anos de carreira, suas canções já foram gravadas tanto por novos expoentes quanto por grandes nomes da música brasileira.