Oeiras recebe prêmio de práticas de Saúde em congresso

No último mês de maio aconteceu a II Mostra de Experiências Exitosas Municipais, evento que fez parte do V Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí. Na ocasião, a Prefeitura de Oeiras sagrou-se vice-campeã da mostra, com trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de autoria da secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, juntamente com as colaboradoras Érica Moura e Márcia Estevão. O trabalho tem como título “Grupo Qualidade de Vida: Motivação para mudança no estilo de vida de pessoas com sobrepeso e obesidade”.

O Congresso aconteceu em Teresina-PI, e contou com a participação de representantes de vários municípios do Estado. Foram selecionadas trinta experiências exitosas para exposição de banners e, destas, dez foram selecionadas para apresentação.

“Tivemos o privilégio de sermos escolhidos entre as dez melhores para apresentação oral. É muito gratificante para nós profissionais, como também para os gestores municipais e toda a população do município de Oeiras, a premiação deste trabalho, pois foram escolhidos os três melhores do Piauí para serem apresentados no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em Brasília, em agosto de 2015, e ficamos com o segundo lugar”, pontuou a nutricionista Márcia Estevão, coordenadora do NASF e apresentadora do trabalho.

A experiência mostra os resultados positivos no acompanhamento de pessoas com sobrepeso e obesidade pela equipe do NASF, que conta com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e profissional de educação física, juntamente com a equipe de Saúde da Família, que possui enfermeiro, médico, dentista, ACS e técnico de enfermagem. O trabalho foi realizado na unidade Básica de Saúde Dr. Pedro Barbosa, com avaliação antropométrica, prática de atividades físicas, oficinas culinárias com alimentos funcionais, rodas de conversação sobre motivação, alimentação saudável, saúde bucal, qualidade de vida, doenças crônica, entre outros, resultando em uma grande melhora dos participantes no estilo de vida, como mudanças de hábitos alimentares, adoção de hábitos de vida saudáveis, práticas de atividades físicas, redução do peso corporal e melhora no estado nutricional.

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, tem como um dos grandes objetivos de sua gestão a prática preventiva da Saúde dos cidadãos oeirenses. Para tanto, lança mão de ações educativas, no sentido de evitar doenças.