Cursos começam a ser ministrados na Praça da Juventude em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Assistência Social e Juventude, está voltando a desenvolver ações culturais e educativas nos espaços da Praça da Juventude Darcy Gonçalves. No local serão ministrados cursos de balé, skate, informática e hip hop, atividades que serão custeadas pela SEMAS e aplicadas pela pelos técnicos da SEJUV.

Dentre estas ações, inicia nesta quarta-feira (08) o curso de informática, que será dividido em quatro modalidades: operador de micro, programador de web, informática básica e informática kids, onde cada turmas terá 20 alunos. Todos estes cursos terão durabilidade de 120 horas e as aulas serão ministradas pelo professor Amon Lima. Os alunos que irão participar dos cursos de informática são oriundos na sua maior parte de regiões de vulnerabilidade social como Vila Santa Teresa, Vila Cajueiro e comunidades do entorno do Bairro Canela, onde fica situada a Praça da Juventude.

Na próxima segunda-feira (13) será oficialmente a aberta das atividades do curso de hip hop, que este ano será ministrado pelo by boy Alex Júnior, o curso de balé e Skate, que até o ano passado era ministrado pelo campeão piauiense nesta modalidade, o skatista James Piva, por sugestão do mesmo, será substituído pelo monitor Kaique Ribeiro, que é oeirense e foi aluno da primeira turma de skatistas de Oeiras, onde ganhou grande visibilidade devido a sua desenvoltura. Na ocasião também será entregue os certificados para os concludentes do curso de informática 2014.2.

Para o Secretario Municipal da Juventude, Nestor Júnior, este tipo de ações oferece aos jovens oeirenses oportunidades de possuírem outras vias de entretenimento, os distanciando da zona de vulnerabilidade como o uso de drogas, bebidas alcoólicas e a prostituição.

”Com estas ações buscamos dinamizar as atividades da Praça da Juventude, além de ofertas cursos que venham a suprir a necessidade do mercado de trabalho. Estamos fomentando novos grupos culturais com as aulas de Hip-Hop, a meta é que na III Batalha do Mocha fazermos a abertura com este novo grupo já fazendo sua primeira apresentação. No Skate temos novidades, agora teremos um instrutor oeirense, que já se destacou nas aulas iniciais com o James Piva. Todo o trabalho está sendo feito em conjunto com a Secretaria de Assistência Social que tem a frente a secretária Danielly Leite, e o nosso prefeito Lukano Sá que tem se destacado por sempre estar levando políticas públicas para as áreas de maior vulnerabilidade social, para tentar diminuir as mazelas sociais que tanto atingem a nossa juventude”, frisou Nestor Júnior.