Ministro da Integração Nacional vista Oeiras e firma compromisso com macrodrenagem

Durante a vista do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, à cidade de Oeiras último sábado (04), o mesmo reafirmou seu compromisso na parceria da macrodrenagem do município. Com essa ação, que também envolve o Governo do Estado do Piauí, além de preservar os imóveis históricos da cidade que foi a primeira capital do Piauí, buscará evitar alagamentos, aumentando assim a capacidade de reserva de água no município.

Macrodrenagem é a retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de micro bacia hidrográfica. A falta dessa prática pode ocasionar enchentes e a permanência de áreas alagadas, propícias à proliferação de mosquitos e impedindo o aproveitamento dos terrenos para a agricultura ou a construção de residências.

A macrodrenagem de Oeiras é uma obra de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Prefeitura de Oeiras, onde serão construídas duas adutoras: uma que vai interligar o açude Soizão ao Riacho Mocha e outra que receberá água da galeria pluviométrica, que capta água da Vila Santa Teresa e Chapada do Fio, para a ampliação do açude Serra Pelada, também conhecido como Açude do Canela.

No mês passado foi acertado em reunião em Brasília que logo será liberado o primeiro repasse para a retomada das obras. Durante seu pronunciamento na cidade de Oeiras, o ministro Gilberto Occhi enfatizou o seu empenho pela efetivação do benefício. “Faço o compromisso de realizar esta obra o mais rápido possível, e que em 2016 ela possa ser inaugurada”, disse.

A obra representa um enorme avanço para a cidade, e vai ser capaz de beneficiar milhares de famílias do município, aplicando uma vocação da região para pratica da agricultura familiar. Além disso, oportuniza o crescimento da construção civil, que não mais será afetada pelo deslocamento desordenado da água da chuva. Com estes recursos deverão ser implantadas medidas como galerias, canais e pavimentação de ruas para diminuir os efeitos danosos de possíveis inundações.