Prefeitura de Oeiras intensifica combate à Dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando suas ações no combate ao Aedes aegypti, mosquito que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas, responsável pela transmissão da Febre Chikungunya e da Dengue.

De acordo com Miguel Ângelo Ribeiro, Coordenador da Vigilância Epidemiológica, estão sendo realizadas visitas à todas as Unidades Básicas de Saúde, onde são realizadas palestras e ocorre a distribuição de material educativo com as devidas orientações. O mesmo procedimento está sendo realizado com as visitas domiciliares, onde os técnicos da saúde buscam conscientizar a população sobre os riscos da proliferação destas doenças, aconselhando os moradores a fazerem o correto acondicionamento de objetos que possam acumular água.

Dentre as ações desenvolvidas pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, foi realizada nos dias 04 e 05 de maio o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do Aedes aegypti nos domicílios da zona urbana, conforme orientação do Ministério da Saúde. Também está sendo aplicado no perímetro urbano o Ultra Baixo Volume (UBV) por meio dos carros fumasses.

Na zona rural, mais precisamente no povoado Malhada Grande, está sendo desenvolvida uma ação para identificar a presença do mosquito transmissor nos domicílios, ao tempo em que está sendo feita também a distribuição de material educativo.

Por meio dessas ações a gestão do Prefeito Lukano Sá busca garantir a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Todavia, é preciso a conscientização da população, evitando que sejam jogados objetos em locais onde possam acumulam água, evitando a proliferação do mosquito causador das doenças.