Festa do Vaqueiro de Oeiras marcará encerramento da III EXPOEIRAS

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta última quarta-feira (06) uma reunião como os responsáveis de vários setores da 66ª Festa do Vaqueiro de Oeiras para traçarem as melhores estratégias do evento, que será realizado no dia 31 de maio.

A tradicional festa do Vaqueiro de Oeiras é realizada anualmente sempre no último final de semana do mês de maio, no intuito de homenagear a importante figura sociocultural na história da cidade e do estado do Piauí, o vaqueiro tradicional. Esta festividade marcará o encerramento da terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), assim como nos dois anos anteriores.

Dentre os assuntos abordados durante a reunião, a questão da segurança dos competidores foi o que mais chamou atenção, visto que os organizadores querem dar ainda mais comodidade aos participantes. Para o secretário de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, este evento é uma das principais festividades do calendário do município e tem um público diferenciado. Para tanto, é preciso dar a devida atenção aos participantes.

Com uma vasta programação de corridas e competições, a Prefeitura de Oeiras disponibiliza uma premiação em dinheiro no valor de 20 mil reais. Para o prefeito Lukano Sá, essa festa é um momento de rememorar uma das principais tradições do sertão nordestino, que é a interação do vaqueiro e seu animal.

Programação:
6h – Café da manhã na Fazenda Barreiro
8h – Cavalgada com parada e benção dos vaqueiros em frente ao Museu de Arte Sacra
9h – Início dos páreos no Parque Antônio de Passos
13h – Almoço dos vaqueiros