Alunos de Oeiras recebem livros didáticos e paradidáticos

A leitura é um dos mais notáveis meios de adentrar ao universo do conhecimento e de novas oportunidades. Por esse motivo a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou entre os dias 29 de fevereiro a 4 de março a entrega de aproximadamente 1160 livros didáticos e 350 livros paradidáticos aos alunos da rede municipal de ensino infantil.

Com essa ação, a gestão municipal atende à demanda de sete escolas da zona urbana e 25 da zona rural de Oeiras. Na companhia da Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, o Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, acompanhou o momento de entrega desse material em algumas escolas, validando a importância desse benefício no processo de ensino e aprendizagem de inúmeras crianças.

Entre os objetivos traçados pela SEMED ao fazer uso desse recurso está o de ampliar as possibilidades expressivas do movimento dos alunos, além de dinamizar o cotidiano escolar com o uso de brincadeiras, danças, musicas, jogos e demais situações de interação.

Os paradidáticos adotados serão trabalhados durante todo o ano, contemplando diversos projetos, dentre eles a FLOR (Feira Literária de Oeiras). Segundo a supervisora do ensino infantil da SEMED/Oeiras, Zenaide Dantas, nos livros de cada etapa as unidades temáticas foram organizadas para contemplar experiências e conhecimento doas diferentes dimensões humanas. “Objetivamos o desenvolvimento integral da criança e reafirmamos as brincadeiras e as interações como eixo norteador das experiências de conhecimentos, propostas em cada unidade temática”, justifica Zenaide Dantas.

Para o melhor desenvolvimento dessa ação, cada professor que atua na Educação Infantil recebe o material complementar, oportunizando um suporte maior no processo da construção do conhecimento.

A utilização de livros didáticos e paradidáticos na rede municipal de ensino é uma das inovações da atual gestão que desde o início de sua gestão tem priorizado o processo de leitura como um mecanismo de desenvolvimento educacional e cultural.