Grupo de Reisado se apresenta em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, vem apoiando e incentivando as mais diversas manifestações culturais do município, como estratégia da preservação da identidade e memória da sociedade. Nesse sentido, vários grupos têm recebido subsídios para que a cultura popular permaneça viva, como é o caso do Reisado do bairro Canela, que há vários anos brincam pelas ruas de Oeiras a Folia de Reis.

Nesta terça-feira (6) mais uma vez a festividade de origem portuguesa, que chegou à cidade através dos colonizadores, brindou os oeirenses. A festividade dos Reis é uma comemoração católica que celebra os Três Reis Magos, e no Piauí ganhou características próprias com a inclusão do boi e de outros elementos como a negra da cabeça do fogo, a burrinha, o Jaraguá e os caretas, muitos desses elementos artísticos são resultantes do período da pecuária piauiense.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, apoiar esse tipo de manifestação é contribuir com a história da cidade por entender que é uma manifestação que tem resistido às inúmeras transformações sociais dos últimos anos.

Além do grupo do Bairro Canela, a Folia de Reis em Oeiras é promovida também pelo Grupo da Vila Santa Teresa, que mantém viva umas das mais significativas manifestações culturais da cidade. Estas manifestações socioculturais são repassadas continuamente de geração à geração por meio da vivência e do ensinamento dos mais velhos.

O Prefeito Lukano Sá, durante a sua gestão, vem buscando incentivar essas práticas por entender que elas são de fundamental importância para a preservação da história e da cultura da cidade. Oeiras é a cidade mais antiga do Piauí, e ao longo destes quase três séculos mantém viva muitas das festividades que foram introduzidas no limiar de sua fundação, e esta permanece como uma das suas principais marcas culturais.