Escolas municipais recebem ação de educação para o trânsito em Oeiras

A cidade de Oeiras está recebendo, desde o início do mês de setembro, as sinalizações horizontais e verticais em várias ruas do município com o objetivo de diminuir os números de acidente que tem impactado a sociedade oeirense. Este benefício partiu da preocupação do Prefeito Lukano Sá que, em consonância com o Governo do Estado, está efetivando a ação na cidade.

Com isto, a Secretaria Municipal de Educação está realizando nas escolas da rede municipal de ensino várias atividades que visam promover a educação para o trânsito, algo que possibilita aos alunos a apropriação de conhecimento e o desenvolvimento de suas competências e habilidades, formando pedestres, passageiros, ciclistas e condutores conscientes, participativos, responsáveis e capazes de promover transformações no trânsito.

As ações ocorrem dentro do ambiente escolar e em alguns pontos da cidade onde já foram instaladas placas e faixas.  Segundo a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, estão sendo desenvolvidas atividades pedagógicas no intuito de oportunizar aos alunos a assimilação dos conhecimentos de trânsito em uma concepção que faz da experiência lúdica umas formas privilegiadas de expressão, interação e proteção da criança.

Na escola municipal Visconde da Parnaíba, os alunos do 3º ano receberam informativos repassados pelos agentes de trânsito Martins e Nunes, que destacaram a importância da educação para o trânsito. Entre as questões abordadas na fala dos agentes estavam segurança, preservação da vida no trânsito e estatísticas de vítimas fatais. Essa mesma ação vem sendo desenvolvida em outras escolas, dando ainda mais qualidade de vida a população.

Com essa ação a gestão do Prefeito Lukano Sá busca estimular os pequenos cidadãos a contribuir para a formação de valores e atitudes necessárias para um trânsito seguro.