Cine Livre exibe “Guerra de Canudos” em Oeiras

Uma das principais iniciativas culturais da Prefeitura de Oeiras é realizada através da Secretaria de Cultura e Turismo, que semanalmente vem exibindo filmes de boa qualidade gratuitamente para a juventude, ofertando ainda um espaço de entretenimento e despertando o público para o mundo do conhecimento que os bons filmes oferecem.

Na última sexta-feira (01), aproximadamente 150 estudantes da escola de tempo integral Rocha Neto, em parceria com a SECULT/Oeiras, assistiram ao filme nacional “Guerra de Canudos”. O longa metragem é baseado no célebre episódio real da história brasileira de nome homônimo, no qual o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro. O conflito durou de 1896 a 1897 e terminou com o massacre dos insurgentes pelas tropas federais.

Com som e imagem de qualidade, o público presente aprovou a proposta da parceria. Segundo a estudante Jaiane Helena, esse tipo de ação promove a qualidade de ensino e torna ainda mais dinâmico o aprendizado. ”Estou achando tudo muito interessante, a qualidade do espaço é muito boa, assistirmos a um filme com toda essa qualidade melhora ainda mais nossa aprendizagem”, frisou a estudante.

Atualmente o uso de filmes como recurso pedagógico tem dinamizado muito as aulas, é uma linguagem que pode influenciar de forma positiva no comportamento e temperamento dos estudantes, podendo também beneficiar os professores como um recurso preparatório de trabalho, pois terão de servir como mediadores nesta nova geração. Segundo a professora de Língua Portuguesa Joelma Sousa, a exibição de filmes dentro do contexto das escolas tem contribuído muito, validando muito do que é passado durantes as aulas de maneira oral.

“A parceria da escola Rocha Neto com a Secretaria Municipal de Cultura resulta em uma ação pedagógica que facilita a aprendizagem, pois permite ao aluno associar o filme com aquilo que está sendo estudado em sala de aula. O cinema é algo muito dinâmico e os alunos gostam muito disso, é de certo modo uma maneira mais interessante se aprender algo, sem dúvida bem melhor do que ficarmos sempre presos à sala de aula, é preciso expandirmos o conhecimento”, pontuou a professora Joelma Sousa.